“Você conhece um bom captador de recursos para me indicar?”.
Essa é uma pergunta recorrente dentro do Terceiro Setor.
O Brasil tem centenas de milhares de ONGs. Para a enorme maioria delas, a falta de acesso a recursos financeiros é uma dor crítica. Milhares de gestores buscando alguém que resolva aqui e agora um problema latente.
Por isso, se você quer se aprimorar na captação de recursos, saiba que tem um grande mercado esperando por você.
Mas saiba também que é importante se desenvolver na teoria e na prática para corresponder às expectativas de quem te contratar. Ser um bom captador não é simples.
Por isso, seguem 4 coisas que você deve fazer para se tornar um bom captador de recursos.
Estudar sobre as estratégias possíveis
Captar recursos é uma atividade que pode ser executada de diversas formas.
Para captar recursos com leis de incentivo é importante conhecer mecanismos legais e ter bons contatos com empresas e pessoas físicas.
Já para captar com campanhas de financiamento coletivo, pode ser útil conhecimentos em marketing digital, por exemplo.
A captação com editais exige elevada capacidade de leitura dos regulamentos e boa escrita.
Repare que falamos até aqui de três estratégias de captação de recursos bem diferentes.
O bom captador deve – pelo menos – conhecer todas elas. Só com conhecimento de todo cenário é possível executar estratégias que façam sentido para a organização.
Como conhecer as estratégias possíveis
Para facilitar a vida de quem quer se formar como captador de recursos, fizemos uma pesquisa exaustiva e mapeamos as 18 estratégias possíveis de captação de recursos.
Esta metodologia as divide entre três fontes primárias: Geração de renda, Recursos Públicos e Recursos Privados. Desse modo, ganhamos um olhar amplo, mas rápido e objetivo.
Continue a leitura e domine pelo menos o conceito de cada uma delas! Será útil na sua trajetória.
Ler estudos com dados e evidências
Em paralelo ao estudo sobre as estratégias de captação de recursos é muito importante também se nutrir de dados e evidências para ampliar a capacidade de captação.
Você sabia, por exemplo, que estratégias de geração de renda podem corresponder à metade do que as ONGs captam por ano no Brasil?
E qual a utilidade de saber isso? Este dado pode, por exemplo, mostrar que estratégias como Marketing de Causa e Prestação de Serviços podem ser boas oportunidades!
Clicando aqui você tem acesso a um estudo da Conectas sobre potenciais doadores de alta renda. Ele também é muito interessante! De acordo com o relatório, por exemplo, este público doa porque quer fazer a diferença e ajudar a transformar. Essas constatações já podem ser úteis para montar uma campanha que capte milhões!
Estudar dados e evidência é muito importante para ampliar sua capacidade de atuação e pode ser fundamental para bons resultados!
Expandir sua rede de contatos
Eis aqui algo que vai contribuir em praticamente qualquer estratégia: conhecer pessoas.
Quanto maior a sua rede de contatos, maiores as possibilidades de captação.
Diante disso, talvez você pense “Uma pessoa com boa rede de contato conhece muitas empresas”, ou algo assim.
Mas o papel da rede de contatos vai muito além disso.
Uma grande rede te traz oportunidades, te inspira, traz novos conhecimentos, mantém você ativo e em movimento.
E como expandir essa rede de contatos? A seguir sugerimos alguns caminhos:
- Mantenha redes sociais ativas;
- Compareça a eventos;
- Seja uma pessoa acessível;
- Ajude quem te pedir ajuda.
Doação é monetização de confiança. Quanto mais gente você conhecer por mais tempo, maior a confiança que você gerará e maior a possibilidade de converter isso em doações financeiras!
Praticar, praticar, praticar
Poderíamos citar aqui dezenas de vantagens de você começar JÁ a praticar a captação de recursos. Mas vamos enumerar apenas algumas.
Você se conhece
Só na ação você vai saber se você quer mesmo captar, como prefere captar e qual estratégia não é a sua.
Durante a prática, você vai se aprimorando e percebendo onde precisa estudar mais.
As pessoas, em geral, aprendem a captar praticamente na ação, e é natural no começo haver reuniões muito ruins, deixar dinheiro na mesa pela vergonha de pedir, e até deixar de captar por falar o que não devia em uma reunião.
Mas tudo isso, com o tempo, vira aprendizado para tornar você mais forte e confiante.
Você aprende a lidar com frustrações
Captação de recursos é tentativa e muito erro.
Cada “sim” vem antes e depois de muitos “nãos”.
Aquela pessoa que disse que ia doar vai sumir. O edital no qual você gastou uma semana não vai te dar retorno. A empresa vai mudar a doação em cima da hora.
Tudo isso faz parte e vai acontecer.
Por isso, comece logo a captar para se acostumar com essas frustrações. Será um ciclo recorrente para o qual você precisará se preparar.
Você expande a sua rede
Lembra que falamos da importância de expandir a rede? Praticando captação você já estará fazendo isso.
Mesmo que a pessoa não doe, ela vai saber que você está nessa área.
E uma pessoa fala para outra, que fala para outra, e esse movimento vai expandindo sua rede!
Uma palavra final
Captar recursos é construir pontes, é produzir intercâmbios.
Se essas pontes não estão produzidas ou se o intercâmbio não foi feito é porque há alguma dificuldade em fazê-lo.
Mas não desanime com as pedras. O prazer de ver uma conexão frutificar é gigante.
Conversar com uma pessoa, trazê-la para doar e vê-la feliz com a doação é gratificante.
Ir a uma organização, conseguir recursos e vê-la crescer, também é gratificante.
Persista, se aprimore, pratique e passe a construir muitas pontes 😉