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4 coisas que você DEVE fazer para se tornar um bom captador de recursos

4 coisas que você DEVE fazer para se tornar um bom captador de recursos

Como se tornar um bom captador de recursos?

“Você conhece um bom captador de recursos para me indicar?”.

Essa é uma pergunta recorrente dentro do Terceiro Setor.

O Brasil tem centenas de milhares de ONGs. Para a enorme maioria delas, a falta de acesso a recursos financeiros é uma dor crítica. Milhares de gestores buscando alguém que resolva aqui e agora um problema latente. 

Por isso, se você quer se aprimorar na captação de recursos, saiba que tem um grande mercado esperando por você.

Mas saiba também que é importante se desenvolver na teoria e na prática para corresponder às expectativas de quem te contratar. Ser um bom captador não é simples.

Por isso, seguem 4 coisas que você deve fazer para se tornar um bom captador de recursos.

Estudar sobre as estratégias possíveis

Captar recursos é uma atividade que pode ser executada de diversas formas.

Para captar recursos com leis de incentivo é importante conhecer mecanismos legais e ter bons contatos com empresas e pessoas físicas.

Já para captar com campanhas de financiamento coletivo, pode ser útil conhecimentos em marketing digital, por exemplo.

A captação com editais exige elevada capacidade de leitura dos regulamentos e boa escrita.

Repare que falamos até aqui de três estratégias de captação de recursos bem diferentes.

O bom captador deve – pelo menos – conhecer todas elas. Só com conhecimento de todo cenário é possível executar estratégias que façam sentido para a organização.

Como conhecer as estratégias possíveis

Para facilitar a vida de quem quer se formar como captador de recursos, fizemos uma pesquisa exaustiva e mapeamos as 18 estratégias possíveis de captação de recursos.

Esta metodologia as divide entre três fontes primárias: Geração de renda, Recursos Públicos e Recursos Privados. Desse modo, ganhamos um olhar amplo, mas rápido e objetivo.

Continue a leitura e domine pelo menos o conceito de cada uma delas! Será útil na sua trajetória.

Ler estudos com dados e evidências

Em paralelo ao estudo sobre as estratégias de captação de recursos é muito importante também se nutrir de dados e evidências para ampliar a capacidade de captação.

Você sabia, por exemplo, que estratégias de geração de renda podem corresponder à metade do que as ONGs captam por ano no Brasil?

E qual a utilidade de saber isso? Este dado pode, por exemplo, mostrar que estratégias como Marketing de Causa e Prestação de Serviços podem ser boas oportunidades!

Clicando aqui você tem acesso a um estudo da Conectas sobre potenciais doadores de alta renda. Ele também é muito interessante! De acordo com o relatório, por exemplo, este público doa porque quer fazer a diferença e ajudar a transformar. Essas constatações já podem ser úteis para montar uma campanha que capte milhões!

Estudar dados e evidência é muito importante para ampliar sua capacidade de atuação e pode ser fundamental para bons resultados!

Expandir sua rede de contatos

Eis aqui algo que vai contribuir em praticamente qualquer estratégia: conhecer pessoas.

Quanto maior a sua rede de contatos, maiores as possibilidades de captação.

Diante disso, talvez você pense “Uma pessoa com boa rede de contato conhece muitas empresas”, ou algo assim.

Mas o papel da rede de contatos vai muito além disso.

Uma grande rede te traz oportunidades, te inspira, traz novos conhecimentos, mantém você ativo e em movimento.

E como expandir essa rede de contatos? A seguir sugerimos alguns caminhos:

  • Mantenha redes sociais ativas;
  • Compareça a eventos;
  • Seja uma pessoa acessível;
  • Ajude quem te pedir ajuda.

Doação é monetização de confiança. Quanto mais gente você conhecer por mais tempo, maior a confiança que você gerará e maior a possibilidade de converter isso em doações financeiras!

Praticar, praticar, praticar

Poderíamos citar aqui dezenas de vantagens de você começar JÁ a praticar a captação de recursos. Mas vamos enumerar apenas algumas.

Você se conhece

Só na ação você vai saber se você quer mesmo captar, como prefere captar e qual estratégia não é a sua.

Durante a prática, você vai se aprimorando e percebendo onde precisa estudar mais.

As pessoas, em geral, aprendem a captar praticamente na ação, e é natural no começo haver reuniões muito ruins, deixar dinheiro na mesa pela vergonha de pedir, e até deixar de captar por falar o que não devia em uma reunião.

Mas tudo isso, com o tempo, vira aprendizado para tornar você mais forte e confiante.

Você aprende a lidar com frustrações

Captação de recursos é tentativa e muito erro.

Cada “sim” vem antes e depois de muitos “nãos”.

Aquela pessoa que disse que ia doar vai sumir. O edital no qual você gastou uma semana não vai te dar retorno. A empresa vai mudar a doação em cima da hora.

Tudo isso faz parte e vai acontecer.

Por isso, comece logo a captar para se acostumar com essas frustrações. Será um ciclo recorrente para o qual você precisará se preparar.

Você expande a sua rede

Lembra que falamos da importância de expandir a rede? Praticando captação você já estará fazendo isso.

Mesmo que a pessoa não doe, ela vai saber que você está nessa área.

E uma pessoa fala para outra, que fala para outra, e esse movimento vai expandindo sua rede!

Uma palavra final

Captar recursos é construir pontes, é produzir intercâmbios.

Se essas pontes não estão produzidas ou se o intercâmbio não foi feito é porque há alguma dificuldade em fazê-lo.

Mas não desanime com as pedras. O prazer de ver uma conexão frutificar é gigante.

Conversar com uma pessoa, trazê-la para doar e vê-la feliz com a doação é gratificante.

Ir a uma organização, conseguir recursos e vê-la crescer, também é gratificante.

Persista, se aprimore, pratique e passe a construir muitas pontes 😉

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