Editais são processos criados por organizações públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, para selecionar organizações sociais para a destinação de recursos. Cada edital possui regras próprias e um prazo de inscrição e seleção. Neste artigo, vamos ajudar você a estruturar a sua organização para captar recursos através de editais.
Você se surpreenderia se soubesse que todo ano são oferecidos mais de R$ 3 bilhões para sua organização social?
É isso mesmo que você leu.
Esse é o valor estimado disponibilizado em editais públicos e privados todo ano no Brasil. Ficou interessado, não é? Pois então, trate de se organizar e colocar a mão na massa para conseguir uma fatia dessa torta.
Não sabe por onde começar? Vamos explicar agora.
O que são editais públicos e privados?
Essa, apesar de não parecer, é uma estratégia bem simples e viável de captação de recursos.
Os editais são processos que selecionam organizações sociais para receber recursos financeiros. Eles detalham regras e critérios pelos quais os melhores candidatos serão escolhidos.
Ficou difícil de entender? Veja este exemplo. Em 2019, o Movimento Bem Maior queria doar R$ 5 milhões para 50 organizações sociais de todo o Brasil. Em vez de simplesmente escolher ONGs da sua rede de contatos, ele lançou um edital para que interessados na doação de R$100 mil se inscrevessem. Mais de 2.000 organizações enviaram propostas. Delas, saíram as 50 escolhidas.
Simples assim.
Qual é o tamanho do mercado de editais no Brasil?
É um mercado bem grande!
Para você ter uma noção, só em 2019 o valor distribuído por editais pode ter passado de R$ 3 bilhões. Incrível, não é?
Quem traz essa estimativa é o relatório de editais Brasil do PROSAS, que mapeou, naquele ano, 1.675 editais públicos e privados lançados por 1.069 diferentes organizações.
Esses editais disponibilizaram em média R$2.000.000,00. Nada mal, concorda?
É claro que não são todos os editais que disponibilizam esse montante. Algumas áreas oferecem mais, outras menos.
Por exemplo: as áreas de eficiência energética e de ciências e tecnologias, apesar de terem poucos editais, disponibilizam valores médios maiores.
Em contrapartida, apesar de mais numerosos, os editais de cultura e indústria criativa disponibilizam montantes 3,4 vezes menores que a média geral.
Perfil dos editais no Brasil
Seguem abaixo alguns pontos para ajudar a entender qual é o perfil dos editais no Brasil (baseado no relatório de editais Brasil do PROSAS, com dados de 2019):
- Pouco mais de 50% são nacionais, ou seja, aceitam propostas de todo o país. Os outros 50% são divididos entre municipais, estaduais e regionais.
- Pouco mais de 80% do total de editais foram lançados por iniciativas nacionais. Os outros 20%, por iniciativas internacionais.
- Quanto à área de interesse, 64% são de cultura e artes. Se considerarmos que esta é uma causa árida para captar recursos com grandes doadores, há aqui uma grande oportunidade.
- Dentre os editais mapeados que deixam claro o seu público-alvo (apenas 18,9%), a grande maioria é destinada a infância e adolescência (26%) e juventude (20%), seguidos por questões de gênero (16%) e raciais (12%).
- Quanto à fonte de recursos dos editais, o governo é o maior investidor, com mais de 47,7% do total.
- A média de tempo que os editais ficam abertos para inscrição é de 39 dias.
- Uma curiosidade é que os meses do ano em que são lançados mais editais são: fevereiro, agosto e outubro. Ou seja, fique especialmente de olho nos editais nesses meses!
Quer saber mais? Todos esses dados podem ser conferidos no relatório de editais do PROSAS, ok?
Captação de recursos com editais é para mim?
Mesmo não sabendo a área de atuação da sua organização, dizemos que SIM!
Editais são uma estratégia de captação de recursos fundamental para qualquer tipo de organização social formalizada!
Afirmamos, com toda a certeza, que você deve incluir a inscrição em editais na sua rotina.
Mas será que não tem um tipo de organização social que os editais “gostam mais”?
Na verdade, tem sim.
Mas você pode perguntar: e se minha organização social não for formalizada? Aí a coisa muda um pouco de figura. A enorme maioria dos editais são apenas para ONGs formalizadas e com documentação em dia. Mas não desanime! Veja aqui como formalizar sua organização social para aproveitar todo o potencial dos editais!
Como captar recursos com editais na prática?
Confira três passos para emplacar a sua captação de recursos através de editais.
1. Estabeleça uma meta de inscrição
Estabeleça uma meta de editais nos quais sua organização quer se inscrever. Pode ser um por mês ou um por semana. O importante é ter uma meta. Ah… e um responsável por atingi-la.
Isso vai ajudar a não se perder ao longo do ano em relação à quantidade de editais em que sua organização deveria se inscrever.
2. Estabeleça uma meta de aprovação
Tenha uma meta conservadora e realista. Dizemos isso porque é bem provável que você não seja selecionado na enorme maioria dos editais nos quais se inscrever.
Ser aprovado em um edital no primeiro ano de inscrições já é uma grande meta!
3. Pesquise!
Para não perder boas oportunidades, se mantenha sempre pesquisando novos editais. O edital feito sob medida para a sua organização pode estar sendo lançado agora! Fique atualizado.
Não sabe por onde começar? Recomendamos o PROSAS como uma excelente referência para pesquisar e ficar por dentro dos editais que estão rolando.
8 dicas matadoras da Ago para se dar bem nos editais!
Se você chegou até aqui, está praticamente pronto para começar a captar recursos com editais. Faltam ainda as dicas da Ago que o farão ter ainda mais sucesso nessa estratégia:
1. Leia o edital com atenção
Sim, essa é a dica mais importante, acredite se quiser. Muitas pessoas se inscrevem em editais sem ler suas regras. Fazendo isso, você só vai perder o seu tempo e o de quem está fazendo a seleção.
Em 2019, no edital do Movimento Bem Maior, estava claro nas regras que seriam elegíveis organizações que tivessem no máximo R$500 mil de orçamento anual. Contudo, muitas ONGs que se inscreveram tinham o faturamento pelo menos 10 vezes maior. Elas não haviam lido as regras com atenção.
2. Não deixe para fazer a inscrição do edital no último dia
A pressa é inimiga da perfeição. Se você quiser fazer uma inscrição de qualidade, não deixe para a última hora. Lembre-se do primeiro passo para captar recursos com editais: definir uma meta de inscrições. Em outras palavras, planeje-se para já saber com antecedência em quantos e quais você vai se inscrever.
3. Pesquise sobre a organização que está promovendo o edital
Isso vai ajudar a conhecer e entender melhor o perfil de projetos preferidos dessa organização. Consequentemente, você vai perceber melhor as entrelinhas do edital, encaixando sua proposta mais adequadamente. Isso pode ser um super diferencial!
4. Faça um rascunho antes da inscrição definitiva
Muitas pessoas entram na plataforma pela qual o edital é feito e se inscrevem sem salvar as informações. Não faça isso! Abra um documento do Word no seu computador e o preencha como se estivesse preenchendo o edital. Só depois insira as informações no sistema oficial. Isso vai evitar que você perca o material caso o sistema caia.
Além disso, essas mesmas informações podem servir para outras inscrições.
5. Submeta propostas realistas e dentro do valor do edital
Lembre-se que, caso você seja aprovado, terá que entregar ao doador os resultados prometidos. Por isso, faça uma proposta realista.
Não é recomendável prometer um impacto muitas vezes maior do que se gera atualmente, nem um escopo de trabalho fora da causa que já conhece.
O mesmo vale para os custos. Tenha cuidado para não fazer uma proposta de valores muito baixa, só para ser aprovado, nem muito alta, além do necessário para atingir os resultados.
6. Peça para uma segunda pessoa da organização revisar a proposta
Não seja o único da sua ONG a ver a proposta submetida a um edital. Ela com certeza conterá erros de português e pontos pouco claros. Uma dupla checagem melhora muito a qualidade da proposta.
7. Tenha certeza de que todos os seus documentos estão em dia!
Você não quer perder uma aprovação porque a sua certidão estava vencida, não é? Por isso, mantenha todos os documentos em dia, sempre. Se tiver alguma pendência, resolva logo.
8. Não desista! Persista!
O processo de inscrição em editais é bem trabalhoso. Você vai receber muito mais “não” do que “sim”. Mas não se deixe abater por isso. Não desista. Essa é uma estratégia de longo prazo, que vai remunerar sua disciplina e persistência.
Esperamos que esse post tenha ajudado você a entender melhor todo esse processo de captação de recursos com editais. Caso continue com alguma dúvida ou tenha algum comentário para fazer sobre o tema, é só deixar aqui embaixo!
3 respostas
Olá. Acesso a informações das ONG que foram aprovadas estão disponíveis?
Olá, Gomes,
Os resultados dos editais normalmente são disponibilizados pelas organizações promotoras nas suas próprias páginas/redes sociais ou nas plataformas em que as chamadas são realizadas.
Um bom lugar para dar uma olhada é no Prosas 😉
Abs!
Estou iniciando um projeto, posso captar recursos?