O financiamento coletivo, ou crowdfunding, consiste na captação de recursos para iniciativas de interesse coletivo, através do engajamento de múltiplas fontes de doações – geralmente pessoas físicas interessadas – utilizando-se de uma plataforma digital ou não.
Índice
- O que é o financiamento coletivo ou crowdfunding?
- Tamanho do mercado do financiamento coletivo no Brasil
- Perfil do financiamento coletivo no Brasil
- Essa estratégia serve para a minha organização?
- O que você precisa para colocar em prática a sua campanha?
- 7 dicas matadoras para o seu financiamento coletivo dar certo!
Você já ouviu a expressão “Trabalho de Sísifo”? Ela é usada para se referir a uma tarefa que envolve esforços longos, repetitivos e que após concluída precisa ser refeita.
Viu alguma semelhança entre essa dinâmica e a captação de recursos? Lutar para conseguir uma doação, gastar o dinheiro e no ano seguinte começar novamente do zero.
E se fosse possível romper este ciclo?
Com o financiamento coletivo recorrente você tem essa possibilidade! Esta estratégia consiste em conquistar doadores que doem todo mês para sua organização – sem que você precise pedir duas vezes.
Incrível, né? Mas claro que tem seus desafios. Não é fácil converter um doador recorrente. Também não é nada simples manter essa pessoa ativa, sem cancelar a doação.
Vamos explorar um pouco esse mundo?
O que é o financiamento coletivo ou crowdfunding?
Financiamento coletivo é uma estratégia de captação de recursos que consiste em arrecadar dinheiro de uma rede grande de pessoas através de uma plataforma online.
Esse recurso vai servir para financiar um objetivo que pode ser um projeto, uma causa ou até mesmo um produto.
Existem dois tipos de financiamento coletivo:
- Financiamento Coletivo Pontual
- Financiamento Coletivo Recorrente
O Financiamento Coletivo Pontual, por sua vez, também é dividido em outros dois tipos:
- Campanhas Tudo ou Nada – você estipula uma meta de arrecadação e define o prazo para batê-la. Se ela for alcançada,o montante é todo seu. Se não, volta para o doador.
- Campanhas Flexíveis – nas campanhas flexíveis, mesmo se você não bater a meta, leva a quantia arrecadada. Você tem menos risco, mas perde o argumento da urgência (calma, falaremos disso).
O financiamento coletivo recorrente funciona como uma fonte de renda contínua. É basicamente uma assinatura mensal. O doador escolhe um valor e doa automaticamente todo mês. Um exemplo de organização que utiliza o financiamento coletivo recorrente e que você provavelmente conhece é o Médico Sem Fronteiras.
Nesse artigo abordaremos o financiamento coletivo recorrente como uma alternativa para captar recursos e financiar a sua organização!
Se você quiser saber mais sobre o financiamento coletivo pontual, também temos um post super completo sobre ele!
Tamanho do mercado do financiamento coletivo no Brasil
O mercado de financiamento coletivo tem crescido exponencialmente no mundo todo.
A China, os Estados Unidos e o Reino Unido são os países que lideram o mercado.
Para você ter uma noção do tamanho do mercado e da sua tendência de crescimento, em 2016 o financiamento coletivo movimentou no mundo U$65 bilhões e a estimativa é que em 2025 movimente U$100 bilhões. Um crescimento de mais de 50%!
No Brasil, o mercado é menor, mas bastante significativo. E está seguindo a tendência de crescimento mundial. Segundo uma pesquisa feita pelo World Bank em 2019, no Brasil foram investidos R$200 milhões em financiamento coletivo e se estima-se que em 2025 sejam investidos R$4,4 bilhões.
Perfil do financiamento coletivo no Brasil
No mundo, o financiamento coletivo é na sua grande maioria usado para financiar projetos de novos produtos, artes e serviços.
Já no Brasil, ele é usado principalmente como ferramenta de captação de recursos para organizações sociais, com predominância de projetos culturais.
Essa estratégia serve para a minha organização?
Se você abriu uma ONG e busca formas para adquirir recursos, há algumas perguntas que você pode se fazer e que vão ajudar a saber se essa estratégia de captação de recursos serve mesmo para você e para o seu projeto.
1. Meu projeto tem interesse coletivo?
Você vai precisar da doação de muitas pessoas, certo? Mas não basta que elas apenas gostem do seu projeto. Elas devem se engajar a ponto de doar dinheiro de forma recorrente.
Por isso, vale se perguntar: o projeto para o qual eu quero captar é do interesse de todos? Ele tocará minha rede o suficiente ou é mais um interesse pessoal?
Essa pergunta é bastante subjetiva, mas tente respondê-la antes de seguir.
2. Minha expectativa de arrecadação é compatível com a minha rede?
Sua expectativa de arrecadação tem que ser compatível com dois fatores: com seu esforço de divulgação e com a quantidade de pessoas que você acredita que consegue atingir com a sua campanha.
Quando se fala em financiamento coletivo pontual, em média apenas 5% das pessoas que entram na página de uma campanha fazem doação. E a média de valores doados é de R$100.
Ainda não há dados que mostrem esse percentual em campanhas de financiamento coletivo recorrente. Porém, com certeza a minoria das pessoas que entrarem na página da sua campanha se tornarão doadoras.
E aí? Você tem rede suficiente para criar uma campanha que atenda a sua expectativa?
3. Tenho tempo para divulgar minha campanha?
Divulgar e planejar uma campanha de financiamento coletivo dá muito trabalho e toma muito tempo. Você tem todo esse tempo disponível para se dedicar, se relacionar com as pessoas e trabalhar na divulgação da sua campanha?
4. Sou capaz de fazer um bom material de divulgação para o meu projeto?
Um material de divulgação de qualidade é essencial para engajar as pessoas na sua campanha. Normalmente as plataformas usam vídeos como material de divulgação. É dinâmico e uma excelente forma de interação com a sua rede e potenciais doadores.
5. Tenho tempo para fazer a gestão dos doadores?
Depois que a pessoa passa a doar recorrentemente para a sua organização, ela passa a vivenciar a “jornada do doador”.
Este é o nome técnico dado à sequência de interações que sua organização terá com o doador. A jornada pode ter vários elementos: e-mail de boas-vindas, e-mail com uma mensagem de um beneficiário etc.
Gerenciar as jornadas dos doadores não é nada simples. Você precisa mostrar seguidamente ao seu doador que ele é relevante, cultivar a relação.
Tudo isso demanda tempo. Você tem tempo e conhecimento para fazer a gestão dos seus doadores recorrentes?
O que você precisa para colocar em prática a sua campanha?
1. Organize-se e planeje-se. Comece fazendo um escopo da sua campanha com os seguintes pontos:
- Uma breve descrição do seu projeto.
- A motivação e o propósito por trás do projeto.
- O que você pretende viabilizar com a sua arrecadação.
- Quais recursos você vai precisar para seu projeto sair do papel.
2. Escolha a plataforma que vai usar para fazer a sua campanha. Alguns bons exemplos são a Benfeitoria e a Trackmob.
3. Mapeie sua rede. Mais para frente explicaremos como.
4. Defina e prepare os seus materiais de comunicação. Eles serão essenciais para o sucesso da divulgação da sua campanha.
- Você vai precisar elaborar alguns textos com as principais informações do seu projeto.
- Tenha imagens interessantes e chamativas que traduzam e representem o seu projeto. Elas serão usadas, por exemplo, nos posts das redes sociais e na página da sua campanha.
- Prepare seu vídeo de apresentação do projeto.
- O material mais importante que você vai produzir é esse vídeo. O ideal é que ele seja simples, claro, completo e bem curtinho.
5. Divulgue a sua campanha. O segredo do sucesso de uma campanha de financiamento coletivo é uma boa divulgação. Entre em contato com toda a sua rede. Mande e-mails, whatsapp, poste em todas as redes sociais. Quanto mais pessoas você alcançar, maior a chance de bater a meta.
6. Trabalhe para reter seus doadores. Ao contrário de campanhas de financiamento coletivo pontual, no modelo coletivo recorrente você deve se preocupar com a retenção do seu doador. Em outras palavras, agir para que aquela pessoa siga doando para sua organização pelo maior tempo possível.
Para atingir esse objetivo, encante o seu doador. Mostre para ele o quanto a doação dele é importante.
Veja alguns passos da jornada do doador:
- Envie um e-mail de agradecimento quando a primeira doação for efetivada.
- Mensalmente, produza e-mails de prestação de contas com materiais interessantes, como fotos e vídeos.
- Quando o seu doador completar um determinado tempo simbólico de contribuição, como 6 meses, por exemplo, envie um e-mail agradecendo.
Cuide MUITO BEM dos doadores que você já converteu. Eles já conhecem seu trabalho e confiam em você.
7 dicas matadoras para o seu financiamento coletivo dar certo!
Agora vamos para as dicas que vão te ajudar a ter sucesso na sua campanha de financiamento coletivo:
1. Saiba quanto você quer arrecadar
O financiamento coletivo recorrente é uma ferramenta poderosa e em crescimento no Brasil. Mas a estratégia sozinha não faz milagres. O sucesso dela dependerá do seu esforço e, principalmente, da sua rede de contatos.
Por isso, calcule com cuidado quanto você deseja arrecadar com doadores recorrentes. Considere que seu objetivo precisa ser do tamanho da sua capacidade de mobilização. Se necessário, comece pequeno. Estabeleça números que você possa alcançar.
2. Mapeie sua rede, não lance uma campanha no escuro
Um bom mapeamento de rede é fundamental para o sucesso da sua campanha. Faça uma lista de todas as pessoas que você conhece e acredita que investiriam no seu projeto.
Ela é basicamente dividida em três partes:
Rede primária
São as pessoas mais próximas a você – família, amigos e os fãs do seu projeto. Ela é a parte mais importante da sua rede e vai ser responsável pela arrecadação inicial, quando a campanha ainda estiver engatinhando.
Rede secundária
São os amigos dos amigos, as famílias dos amigos e seus colegas mais distantes. É aqui que você vai partir para a divulgação com as redes sociais como Whatsapp, Facebook e Instagram. Não se esqueça de mencionar a quantia de colaboração que você espera receber dessa parte da sua rede.
Rede terciária
Essa é a parcela mais distante e difícil de atingir da sua rede. Aqui você provavelmente vai precisar enviar uma mensagem direta (inbox) ou um e-mail mais formal pedindo permissão para divulgar a sua campanha. São as pessoas que você vai atingir através de Fanpages do Facebook, blogs, jornais, revistas e pessoas influentes que divulgarem seu projeto.
3. Faça um vídeo curto
Se alguém te envia um vídeo ou um texto grande, você para tudo para assistir ou para ler? Provavelmente não. Somos seletivos porque somos bombardeados o tempo todo por uma enxurrada de informações na internet.
Não deixe de fazer um vídeo para divulgar a sua campanha. Mas faça um vídeo simples, claro e curto. Lembre-se disso: só passe de 2 minutos se for muito interessante.
4. Comece o seu vídeo contando uma história
Histórias ilustram muito bem uma causa. Fale sobre as pessoas que irão se beneficiar com o seu projeto, por exemplo. Começar o seu vídeo contando uma história vai ajudar a prender a atenção das pessoas e a engajá-las. Histórias mexem com o emocional, de onde vem a decisão de doar. Quem faz isso super bem é o pessoal do Voaa, do Razões para Acreditar. Eles têm um sucesso grande engajando as pessoas nas campanhas contando as histórias dos projetos.
5. Automatize a jornada do doador
É muito importante ter um cuidado especial com a jornada do doador. Você deve manter contato constante e envolvente com os doadores, mantê-los encantados e motivados.
A manutenção desses contatos é bastante trabalhosa. Você dificilmente fará um bom trabalho de forma consistente para uma grande quantidade de pessoas se tiver que cuidar de cada um separadamente.
Imagine mandar mil e-mails de boas-vindas. Será que é viável?
Por isso, automatize esse processo. Tenha um sistema que envie os e-mails automaticamente e te mantenha informado sobre o comportamento dos doadores.
No Brasil, a Trackmob é quem oferece atualmente a ferramenta mais completa. A Benfeitoria também possui esse serviço.
6. Sempre disponibilize o link de acesso da sua campanha!
Durante a divulgação do seu projeto, nunca se esqueça de disponibilizar o link da campanha. A doação, muitas vezes, é um ato de impulso. Se as pessoas deixarem para depois, você pode perdê-las para sempre.
7. Divulgue, divulgue, divulgue!
A minoria dos que acessarem a página da sua campanha vão doar para o seu projeto. Por isso, atraia muitas pessoas.
O sucesso da sua arrecadação vai ser proporcional ao seu esforço de divulgação.
Se depois de ler esse artigo você continuar com dúvidas sobre o assunto ou quiser fazer um comentário, fique à vontade! Será um prazer te ajudar!