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Captação de recursos com Marketing Relacionado a Causa

Captação de recursos com Marketing Relacionado a Causa

Captação de recursos com Marketing relacionado a causa : campanha da Hering pela prevenção do câncer de mama

Marketing Relacionado a Causa é o nome dado às ações em parceria entre empresas e organizações da sociedade civil. A empresa utiliza a marca da organização social para fortalecer sua imagem a partir de uma causa. A organização social, em contrapartida, incrementa sua captação de recursos. Trata-se de um movimento que une empresas, organizações e consumidores em prol de um bem comum, gerando resultados positivos para toda sociedade.

Você já comeu um Big Mac no McDia Feliz? Comprou a ração da Pedigree para o seu bichinho só pra ajudar na campanha de adoção de animais?

Se você respondeu que sim pelo menos uma vez, parabéns! Significa que colaborou com uma campanha de marketing relacionado a causa.

Se esse nome é novo para você, não se preocupe! Apesar de muitas empresas realizarem esse tipo de ação, o termo “marketing relacionado a causa” ainda é pouco difundido.

Os consumidores têm exigido cada vez mais transparência e responsabilidade social das empresas. O marketing de causa é uma solução para responder a essa demanda.

Está pronto para aprender como captar recursos com o Marketing relacionado a causa?

O que é o Marketing relacionado a causa?

A definição do IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) para Marketing Relacionado a Causa ou Marketing de Causa (MRC) é “uma parceria comercial entre empresas e organizações da sociedade civil que utiliza o poder das suas marcas em benefício mútuo”. Ou seja, uma ferramenta que alinha as estratégias de marketing de uma empresa com as necessidades da sociedade, beneficiando causa e negócio.

Existem três diferentes tipos de campanhas de captação de recursos com o MRC:

  • Produtos sociais: o valor da aquisição de um ou mais produtos da marca é revertido total ou parcialmente para um projeto social;
  • Compre um, doe um: o consumidor adquire um item da marca, que se compromete a doar outro (igual ou não);
  • Doação de troco: o consumidor tem a opção de arredondar o valor de sua compra e doar esse excedente a uma instituição, como fez o PayPal em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

Mercado de MRC no Brasil

Infelizmente, não há dados sobre o montante doado no Brasil a partir do MRC. 

É possível, entretanto, especularmos o quanto as organizações sociais geram de receitas próprias por ano no Brasil. Uma pesquisa de 1995 utilizando metodologia da Johns Hopkins aponta que o terceiro setor pode movimentar 1,5% do PIB. Se abatermos deste valor as estimativas de doações de empresas e pessoas físicas, concluímos que ONGs podem ter gerado em 2019 em torno de R$ 70 bilhões em receitas próprias.

Há uma série de considerações sobre essa cifra. A principal delas é que abrange serviços muito diferentes, desde pequenos bazares até repasses do SUS para organizações de saúde. Mas o fato é que geração de renda, que engloba MRC, é uma fonte de recursos extremamente relevante para organizações sociais.  

Além disso, já se sabe bastante sobre a opinião dos consumidores em relação ao MRC. 

Graças ao estudo Marketing Relacionado à Causa realizado no Brasil em 2019, se sabe que 77% dos consumidores são totalmente favoráveis ao marketing de causa e acreditam que o mercado de hoje espera que as empresas contribuam mais para as transformações da sociedade.

Além disso, 79% dos entrevistados conhecem o MRC e o apoiam. E 82% aprovam as empresas que doam.

Se juntarmos a alta aceitação popular de campanhas de MRC e a busca cada vez maior das empresas em melhorar sua imagem e reputação, é inegável o potencial desse mercado.  

Perfil do Marketing Relacionado a causa no Brasil

As causas relacionadas às necessidades básicas são as mais valorizadas. De acordo com a pesquisa “estudo Marketing Relacionado a Causa 2019” realizada pelo IPSOS, Instituto Ayrton Senna, Cause e ESPM, combater a fome e a pobreza (79%), proporcionar água potável e saneamento básico para todos (69%) e oferecer educação e oportunidades de aprendizagem (63%) são as causas mais lembradas pelo brasileiro. 

Na sequência, estão: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar geral (52%) e proporcionar acesso à justiça para todos (46%).

As causas menos lembradas são questões de igualdade de gênero (23%) e de igualdade social para pessoas LGBTQ+ (19%).

Minha organização pode captar recursos com MRC?

Sem dúvida! MRC é uma estratégia de captação de recursos democrática e viável para qualquer perfil de organização.

Porém, alguns cuidados são necessários. É imprescindível que você conheça muito bem a empresa com a qual pretende fazer a campanha. Somente busque parceria com empresas que compartilhem dos mesmos valores da sua organização

Mesmo que a empresa seja honesta, lembre-se de ponderar se a causa da sua organização está bem alinhada com as causas da empresa.

A Editora Mol cria e disponibiliza pequenas publicações no balcão de grandes redes varejistas. O lucro das vendas é totalmente revertido para organizações sociais. Em 2020 a editora descontinuou um projeto com uma grande rede porque as revistas praticamente não estavam sendo vendidas.

Analisando o caso, concluíram que a causa da empresa e a das ONGs beneficiadas eram muito diferentes. Os funcionários não se sentiam atraídos a oferecer a publicação e os consumidores não eram sensibilizados pela organização que receberia o recurso. Uma ação de MRC que não amadureceu devido ao distanciamento entre a causa da ONG e a da empresa.

Pesquise sempre sobre os valores, crenças e propósitos das empresas antes de entrar em contato e propor uma ação de MRC. 

Como fazer uma campanha de captação de recursos com o Marketing relacionado a causa?

Os quatro passos a seguir vão te ajudar a implementar uma campanha bem sucedida:

1- Planejamento

O primeiro passo, como dissemos, é avaliar se a sua causa está alinhada com os negócios da empresa. Depois disso, é preciso desenhar claramente os objetivos da campanha, a mecânica de arrecadação de recursos, a duração e o orçamento.

2- Negociação

Nesta etapa, deve-se formalizar a parceria, focando em relacionamentos de longo prazo. Garantias financeiras mínimas para serem destinadas à causa já devem ser estabelecidas. 

Além disso, é preciso pensar na comunicação da campanha, definir as responsabilidades da empresa e da sua organização e como vocês vão prestar contas ao público

3- Comunicação

Criar uma comunicação atrativa para o público ajuda muito no sucesso da campanha. A comunicação deve ser sempre transparente e clara, abordando o quanto será investido na causa e o porquê da parceria. 

4- O equilíbrio entre a divulgação da causa e a do produto é fundamental

Também é importante lembrar que quem sabe falar sobre a causa é a organização da sociedade civil, quem sabe falar sobre o produto é a empresa e que o consumidor é parte essencial para que a parceria faça sentido. 

Dicas: 

  • Evite informações dúbias ou pouco transparentes, que causam a impressão de falta de seriedade da causa. 
  • A comunicação deve ser feita de forma constante e não apenas no lançamento da campanha. Dessa forma, o público vai se familiarizando com a campanha e percebendo seus resultados e relevância. 

5 – Avaliação e prestação de contas

Além de avaliar o volume de recursos investidos na causa ou o número de pessoas beneficiadas, é fundamental fazer uma análise da campanha. Alguns indicadores que podem mostrar os resultados são: 

  • aumento de visibilidade da causa na sociedade; 
  • atitude do consumidor em relação à marca; 
  • reconhecimento dos formadores de opinião; 
  • número de informativos distribuídos sobre a causa; 
  • crescente movimento na loja da empresa; 
  • aumento das vendas do produto; 
  • número de citações em mídia. 

Com esses dados, é legal analisar os erros e acertos para que a campanha seja melhorada onde precisa. 

A prestação de contas deve ser transparente para promover a fidelização dos consumidores. Ela deve falar do projeto, do destino e o valor dos recursos arrecadados, do resultado financeiro e do impacto social.

Exemplos de grandes campanhas de MRC

  • McDia Feliz, do McDonald’s – A iniciativa reverte a renda líquida dos Big Macs vendidos nesse dia em doação para o Instituto Ronald McDonald, que atua no combate ao câncer em crianças e adolescentes .
  • Doe o troco com PayPal”, do PayPal em parceria com o Instituto Ayrton Senna – Nessa campanha o usuário tinha a opção de autorizar o arredondamento do total da compra e destinar o troco ao Instituto.
  • Adotar é tudo de bom”, da Pedigree – Parte das vendas dos produtos é revertida para o programa que cuida de milhares de cães resgatados por mais de 150 ONGs e protetores no Brasil.

5 dicas matadoras para sua campanha dar certo!

Agora que você já tem toda a informação necessária para mandar bem na sua captação de recursos com o marketing relacionado a causa vamos para as nossas dicas matadoras!

1. Busque empresas alinhadas com a sua causa

Sim, sim, já falamos disso por aqui. Mas não custa repetir: o sucesso da campanha depende intimamente da afinidade entre sua organização e a empresa. Os colaboradores da empresa precisam se afinar com a ideia, afinal, eles serão os “vendedores”. Os clientes também precisam se identificar. 

2. Tangibilize os resultados

Estudos mostram que as pessoas preferem doar para algo tangível. “Doe 5 pratos de comida” é mais atraente do que “Ajude a acabar com a fome no Brasil”. Atrelar a doação a resultados claros é importante para o sucesso da sua campanha. Lembre-se de que não será você que estará “vendendo”, será alguém que pode não conhecer muito bem a sua organização. A comunicação precisa ser simples.

3. Pense nos benefícios da empresa

A relação que você vai construir com a empresa é ganha-ganha. Você deve se beneficiar, mas ela também. Não é uma doação pura e simples, mas uma ação conjunta.

Por isso, quando for idealizar uma campanha, pense no que a sua organização pode oferecer para a empresa. Gere valor para o seu parceiro! Campanha de MRC bem sucedida é aquela em que todos saem satisfeitos.

4. Engaje sua rede!

Quanto mais pessoas aderirem a uma campanha de MRC, mais sucesso ela terá. Por isso, chame sua rede para participar. Ela é fundamental, pois conhece e valida a sua organização.

Um exemplo bem sucedido que já citamos aqui é o McDia Feliz. Todos os anos as organizações beneficiadas se mobilizam vendendo vales que dão direito a um Big Mac e podem ser trocados no dia. Também fazem uma grande movimentação nas redes sociais. Os resultados são sempre fantásticos!

5. Preste contas!

Uma campanha de MRC não termina quando o dinheiro entra na sua conta. Depois que a captação de recursos é bem sucedida, cabe a você utilizar o recurso da melhor maneira possível e prestar contas disso. É importante dar essa satisfação ao seu parceiro e aos clientes que contribuíram. Esta é não só uma forma de ser transparente, mas também de agradecer a todos que fizeram a campanha virar realidade!

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