O que é impacto social?

O que é impacto social?

Temos escutado muito algumas palavras em tempos atuais. Impacto Social, sustentabilidade, propósito, entre outras, parecem que são palavras que estão na nossa mente o tempo todo. Mas, afinal de contas, o que é impacto?

Todas as pessoas e organizações, em cada uma das suas manifestações, gera impacto na nossa sociedade. Muitas vezes o impacto de uma organização é positivo, seja pela geração de empregos, desenvolvimento de uma comunidade, ou mesmo pelo pagamento de impostos. Em outros casos, é um impacto negativo, pela poluição, condições de trabalho precárias, entre outros fatores. 

E o impacto social?

O impacto social acontece quando indivíduos e organizações atuam para propositalmente gerar uma transformação positiva em um território, uma determinada população ou causa. Para ilustrar, podemos imaginar um negócio criado para incluir mulheres de baixa renda em um processo de geração de renda. Ou uma organização social que existe para desenvolver e incluir pessoas com deficiência. 

Este impacto pode ser medido?

Sem dúvida! Esta é uma das “ciências” do campo de impacto social, chamada de Avaliação e Mensuração de Impacto. São criados indicadores e, através de um dos diversos métodos existentes, o impacto é medido.

Foto da capa: inclusão de mulheres de baixa renda em um processo de geração de renda é exemplo de geração de impacto social.

Adicione um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.