Afinal, o que é empreendedorismo social?

Afinal, o que é empreendedorismo social?

Você já ouviu falar sobre empreendedorismo social? Essa é uma atividade em ascensão que está atraindo pessoas interessadas em unir o desejo por empreender com a vontade de propor soluções para questões mais amplas da sociedade. 

Neste post, vamos explicar as informações que você precisa saber sobre empreendimento social. Você vai aprender como funciona esse tipo de empreendedorismo, sua importância, exemplos e como aplicá-lo. Confira! 

O que é empreendedorismo social? 

O empreendedorismo social é um tipo de empreendedorismo que busca, além de ser financeiramente sustentável, gerar um impacto social.  

Em 1998, o educador Gregory Dees, considerado o pai do empreendedorismo social, escreveu o livro O significado do Empreendedorismo social, em que ele resume essa forma de empreender em poucas palavras: 

Empreendedores sociais desempenham o papel de agentes de mudança no setor social, ao adaptar uma missão para criar e sustentar um valor social (não apenas um valor individual), reconhecer e procurar obstinadamente novas oportunidades para servir essa missão, empenhar-se em um processo contínuo de inovação, adaptação e aprendizagem; agir com ousadia sem estar limitado pelos recursos imediatos e exibir maior responsabilidade para com os constituintes atendidos e para os resultados criados.” 

A partir do empreendedorismo social, as empresas podem gerar impacto, crescer e, de forma simultânea, gerar lucro. 

Há bons exemplos de empreendedorismo social. A instituição Gerando Falcões é um deles. Esse é um ecossistema de desenvolvimento social que atua por meio da estratégia de rede em periferias e favelas de todo o Brasil. Através da Falcons University, Unidades Aceleradas, Oficinas e o Redesenho de Favelas, todas as ações são baseadas em análise de dados e gestão eficiente, para interromper o ciclo de pobreza e transformar a pobreza em item de museu. É um projeto focado em ajudar crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social através do acesso a esportes e capacitação profissional. 

Temos também o Geekie, uma plataforma de educação online que visa auxiliar estudantes brasileiros em sua preparação para vestibulares, através de uma estratégia de ensino individualizado. A plataforma, que é uma simulação de deveres de casa, ficou mais popular devido a pandemia do Covid-19. 

Qual é a importância do empreendedorismo social? 

A importância do empreendedorismo social pode ser medida a partir de duas direções. Primeiro, do ponto de vista da organização, esse é um modelo de negócio importante porque permite a uma empresa encontrar seu próprio sucesso ajudando outras pessoas

A propensão para valorizar a inclusão e ajudar o próximo está na essência do empreendedorismo social e serve como recurso para motivar a equipe de colaboradores, principalmente aquelas pessoas mais céticas em relação aos modelos de negócio mais tradicionais. 

Em segundo lugar, do ponto de vista da população como um todo, o empreendedorismo social é importante porque tem a ambição de contribuir para a resolução de problemas que afligem grupos em vulnerabilidade social

As situações de desigualdade social geram problemas em cadeia e prejudicam vários setores da vida em comunidade, como o meio ambiente, a segurança e a saúde. O resultado? milhares de pessoas marginalizadas, sem acesso a oportunidades e direitos civis básicos! É aí que entra o empreendedorismo social, entendeu? 

Empreendedores preocupados com questões sociais, culturais ou ambientais decidem encontrar meios de resolver os problemas presentes no país. Dessa forma, além de ser lucrativa, a empresa consegue gerar impacto contínuo. 

Como investir no empreendedorismo social? Como começar? 

Se você ficou com interesse em investir no empreendedorismo social, saiba que existem algumas etapas para isso: 

  1. Identificar um problema que mereça atenção; 
  1. definir um público-alvo; 
  1. encontrar formas de captar recursos.  

Para aprender essas e outras habilidades, vale a pena investir em uma formação profissional no assunto. Por isso, queremos convidar você a conhecer o Programa desenvolvido pela AGO Social: Empreendedorismo Social Na Real.  

Por que Na Real? 

Entendemos que você precisa conhecer os desafios reais do empreendedorismo social, porque identificamos uma dor muito forte no mercado: a falta de conteúdos de orientação para quem quer começar uma jornada de empreendimento. 

Nós propomos o ensino mais completo e profundo possível de como empreender socialmente.  Queremos te inserir no mundo do empreendimento social, fazer você vivenciá-lo e, de fato, entendê-lo através de atividades práticas. Acreditamos que simular situações reais vai te guiar na tomada de decisões pontuais e fundamentais para o seu negócio. Mas é claro: antes de tudo, vamos te preparar na teoria.  

Você sabia que somos a instituição que criou o mapa do empreendedorismo social?  

Montamos a metodologia do Mapa do Empreendedorismo Social, pois nosso objetivo, quando idealizamos o projeto, era criar um conteúdo rico que pudesse auxiliar potenciais empreendedores sociais no planejamento de negócios de impacto. E podemos dizer que temos um conteúdo único e diferenciado porque desenvolvemos a nossa própria metodologia de pesquisa! Foram centenas de empreendedores sociais entrevistados que nos ajudaram a identificar as principais dores de um empreendedor social.  

Com as dores identificadas, já tínhamos certeza: a gente queria criar um conteúdo rico que agisse como auxiliador de potenciais empreendedores sociais no planejamento de negócios de impacto. A partir daí, foi só trabalhar! Nossa metodologia é bem “hands on” (mãos na massa) e logo de início já elaboramos cinco tópicos fundamentais para um empreendimento alavancar. São estes: 

Inovação social: Entender o problema, conceber a solução e validar as ações; 

Empreender: jornada empreendedora; 

Sustentabilidade financeira: modelagem de negócios e tração;  

Avaliação de impacto: mensuração dos impactos sociais dentro de um projeto; 

Investimento de impacto: como conseguir rentabilizar seu empreendimento através de um investimento de impacto.  
 
Entendeu qual é o nosso objetivo? Sempre foi o de traçar caminhos e te auxiliar no planejamento de negócios de impacto! Ou seja, você tem a vontade de transformar a sociedade, e agora nós te damos todos os aparatos possíveis para isso, porque acreditamos no que você acredita e, por isso, queremos capacitar pessoas da melhor forma possível, para também participarmos de um movimento de impacto social!  

Que tal fazer parte da nossa comunidade?  

Acesse o curso Empreendedorismo social na real e venha aprender a desenvolver soluções que geram impacto. 

Adicione um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.