Pular para o conteúdo
  • Início
  • Quem Somos
  • Empresas e Fundações
  • Biblioteca do Impacto
    • Blog
    • Eventos
    • Materiais Aprofundados
  • Contato
Menu
  • Início
  • Quem Somos
  • Empresas e Fundações
  • Biblioteca do Impacto
    • Blog
    • Eventos
    • Materiais Aprofundados
  • Contato
Cursos
Facebook-f Instagram Linkedin-in Youtube
AGO-SOCIAL
  • Início
  • Quem Somos
  • Empresas e Fundações
  • Biblioteca do Impacto
    • Blog
    • Eventos
    • Materiais Aprofundados
  • Contato
Menu
  • Início
  • Quem Somos
  • Empresas e Fundações
  • Biblioteca do Impacto
    • Blog
    • Eventos
    • Materiais Aprofundados
  • Contato
Cursos
Home // Blog //
Voluntariado corporativo: um dos caminhos para a transformação social

Voluntariado corporativo: um dos caminhos para a transformação social

voluntariado-corporativo (3)

Sim, é possível para cada um de nós fazer pequenas transformações em todos os espaços onde estivermos atuando. No caso das empresas, um caminho é o voluntariado corporativo.

Índice
  • Voluntariado corporativo como uma forma de seguir impactando
  • Resiliência e criatividade
  • A importância da escuta

Essa é uma convicção da Carla Duprat, importante nome do ecossistema brasileiro de impacto positivo, que tem experiência como diretora de sustentabilidade, conselheira e está envolvida há muitos anos com iniciativas de responsabilidade socioambiental. Neste artigo, nós trouxemos um pouco do ponto de vista e da experiência dessa importante agente de transformações.

Acompanhe até o final e conheça um pouco mais sobre o que é capaz de levar o impacto de uma empresa para além dos seus próprios muros.

Voluntariado corporativo como uma forma de seguir impactando

Intencionalidade, inclusão e acesso para todas as pessoas de uma localidade. Foi com essas motivações em mente que Carla percebeu o potencial das empresas serem agentes de transformação.

Uma missão como essa é possível por meio do ativo mais valioso de uma corporação: o capital humano.

“A primeira crença necessária é da empresa como um agente de transformação. Ser um contribuidor para o desenvolvimento local, superando aqueles compromissos tradicionais de pagar impostos e empregar pessoas”.

Chegar lá passa por usar a própria estrutura e o próprio conhecimento. Este último aspecto trata de envolver as pessoas para desenvolver organizações da sociedade civil que atuam nas comunidades. Em outras palavras, estamos falando de voluntariado.

Tal suporte ajuda a construir um ferramental que permite a essas instituições expandir o impacto que já está sendo gerado.

De acordo com a experiência prática de Carla, as oportunidades de aprendizado e de formação foram os fatores mais valorizados quando organizações sociais foram apoiadas.

Resiliência e criatividade

Apesar da intenção de ajudar e praticar um propósito, para fortalecer o engajamento interno e das instituições apoiadas e, assim, garantir resultados ao longo do tempo, é preciso resiliência, criatividade e escuta.

Esses pilares são essenciais para que os colaboradores voluntários e as organizações se mantenham inspirados para seguir atuando:

“Você precisa encontrar caminhos diferentes. Nem sempre se acerta na primeira vez, mas a convicção naquela proposta de valor faz com que você se desprenda do formato para manter a ideia viva e implementá-la”.

A resiliência e a criatividade estão relacionadas com a perspectiva de que não há uma rota estabelecida. Sendo assim, será necessário percorrer diferentes espaços para construir, aprender e gerar mais impacto.

A importância da escuta

Carla Duprat destaca que é preciso, ainda, ir mais adiante. Para ela, a escuta ativa é fundamental, e essa prática requer a disposição de:

●     estar atento ao tempo e ao local em que as ideias podem surgir;

●     dialogar com as tendências do momento;

●     perceber o momento certo para executar uma ideia.

Somente escutando genuinamente as pessoas é que se pode construir e amadurecer os pensamentos para que se tornem ações e projetos e gerem o resultado desejado.

Em muitos casos, mais pessoas gostariam de contribuir, porém, o espaço para isso acontecer precisa existir, e dentro de um ambiente acolhedor.

Logo, precisamos refletir sobre as melhores formas de aproximar a escuta, as ideias e o ferramental de conhecimento para ajudar quem precisa. E, nesse mesmo contexto, atrair investimentos e incentivos para que o trabalho colaborativo siga com consistência.

Gostou desses insights? Então deixe o seu comentário!

Carla Duprat já atuou em grandes corporações como diretora de sustentabilidade e na área de responsabilidade social. Também já foi membro do conselho de organizações de impacto positivo e institutos. Hoje, ela faz parte do ICE – Instituto de Cidadania Empresarial, além de ser professora em diversas oportunidades nas formações da Ago.

Tags

empreendedores sociais, empreendedorismo social, esg, impacto social, Organizações sociais, responsabilidade social, voluntariado empresarial

Compartilhe:

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Programas Educacionais

  • Programa Captação de Recursos Inteligente

    Programa Captação Inteligente

    Saber Mais
  • Programa Expresso Ong x Negócio Social

    Programa Expresso Formalizar ONG ou Negócio Social?

    Saber Mais
  • Formação Ágil Captação de Recursos

    Formação Ágil Tire sua Captação de Recursos do Zero

    Saber Mais
  • Formação Ágil Inovação Social

    Formação Ágil Inovação Social

    Saber Mais
  • Formação Ágil Gestão Financeira

    Formação Ágil Gestão Financeira Descomplicada para o 3° Setor

    Saber Mais

Últimos Posts

7 passos para criar um pitch de vendas poderoso no setor de impacto

Ago Social - Pessoas são a chave do sucesso das organizações sociais

Pessoas certas abrem as portas certas: 3 pontos sobre a importância do elemento humano nas organizações

O que aprendemos no FIFE 2025: tendências e estratégias para o futuro do Terceiro Setor

Ago Social: dicas para inscrição em editais

5 passos para uma inscrição nota 10 em editais

Cadastre-se para receber novidades!

Fique por dentro dos nossos eventos, programas e novos conteúdos sobre impacto social.

Leia também

Empreendedorismo

7 passos para criar um pitch de vendas poderoso no setor de impacto

Todo projeto social ou negócio de impacto, mais cedo ou mais tarde, precisa se apresentar. Seja para captar recursos, conquistar doadores, formar parcerias ou atrair

Continuar lendo
21 de maio de 2025 Nenhum comentário
Ago Social - Pessoas são a chave do sucesso das organizações sociais
Gestão na Prática

Pessoas certas abrem as portas certas: 3 pontos sobre a importância do elemento humano nas organizações

Descubra por que investir em pessoas é essencial para o sucesso de organizações socioambientais. Conheça estratégias práticas de gestão, captação e governança.

Continuar lendo
5 de maio de 2025 Nenhum comentário
Notícias e Tendências

O que aprendemos no FIFE 2025: tendências e estratégias para o futuro do Terceiro Setor

Entre os dias 8 e 11 de abril, Curitiba foi palco do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE) 2025 – maior evento de gestão para

Continuar lendo
24 de abril de 2025 Nenhum comentário

Cadastre-se para receber novidades!

Fique atualizado recebendo tudo em primeira mão. Assine nossa newsletter.

A grande plataforma que impulsiona o impacto socioambiental no Brasil.

Facebook-f Instagram Linkedin-in Youtube

Links Úteis

  • Cursos
  • Metodologia
  • Eventos
  • Materiais Aprofundados
  • Política de Privacidade

Institucional

  • Ago Social
  • Ago Educação
  • Ago Invest
  • Ago Conecta
  • Contato
  • Blog

Informações de Contato

  • Curitiba, PR - Brasil
  • E-mail: [email protected]
  • Whatsapp: +55 (41) 9292-8561