Home // Blog //
5 dicas de livros e filmes sobre empreendedorismo social

5 dicas de livros e filmes sobre empreendedorismo social

livros-e-filmes-sobre-empreendedorismo-social

O cofundador da Ago, Alexandre Amorim, publica periodicamente uma newsletter no seu perfil do Linkedin. Na última publicação ele deu indicações de livros e filmes sobre empreendedorismo social.

Por ser um conteúdo muito interessante para quem se interessa pelo assunto, resolvemos trazer para o blog!

Assim, a ideia é que você leia, assista e, ao final, tenha muita inspiração para colocar em prática o seu propósito ou fazer ainda mais diferença no mundo!

Conteúdos informativos e inspiradores

Há alguns anos, pouco se falava a respeito de empreendedorismo social no Brasil. Entretanto, com o passar do tempo, surgiu muito conteúdo tratando do assunto.

Apesar disso, do avanço do debate sobre impacto positivo e do aumento de ações que fortalecem esse setor, ainda é comum que as pessoas tenham dúvidas a respeito do que é e como fazer empreendedorismo de impacto.

Pensando nisso, alguns livros e filmes sobre empreendedorismo social podem ajudar. Eles falam do empreendedorismo socioambiental e contam histórias que valem a pena ser conhecidas.

Livros e filmes sobre empreendedorismo social 

1. Um Novo Capitalismo

Este é um documentário brasileiro que conta a história de cinco empreendedores sociais do Brasil, da Índia e do México (entre eles, Muhammad Yunus, Claudio Sassaki e Antonio Ermírio de Moraes Neto). Essas pessoas, movidas pelo inconformismo e pelo desejo de um mundo melhor para se viver, vislumbraram um novo capitalismo, mais justo e humano.

Neste sentido, os cases representam justamente a essência do conceito de negócios sociais: gerar transformação sem, contudo, renunciar à lucratividade.

De forma geral, o filme me traz a reflexão sempre muito necessária a respeito de que tipo de sociedade se quer construir e deixar para as gerações futuras.

2. Quem se importa

Outro filme muito inspirador, “Quem se importa” também acompanha empreendedores sociais ao redor do mundo. Porém, o foco do documentário é o despertar do propósito, ou seja, a conscientização sobre o poder individual de gerar transformação.

Ele conta os exemplos de homens e mulheres que arregaçaram as mangas para agir e resolver ou amenizar determinadas situações na sociedade. Um dos entrevistados é Mohammad Yunus, criador do conceito de negócios sociais e Prêmio Nobel da Paz.

Como resultado, o longa-metragem mostra de que modo pequenos gestos são capazes de promover mudanças em diferentes aspectos. A ideia geral é de que “todo mundo pode mudar o mundo”!

3. Empreendedorismo Social e Inovação Social no contexto brasileiro

Livro organizado que foi escrito por 15 especialistas do Brasil e do Chile que atuam diretamente no setor de impacto positivo. Entre eles, o co-fundador da Ago, Alexandre Amorim.

Como resultado, o conteúdo apresenta um ponto de vista amplo, percorrendo o contexto histórico, cultural, social e legal brasileiro. Bem como valoriza a importância dos múltiplos conhecimentos para formar o caminho do empreendedorismo social.

4. Banqueiro dos Pobres

Muhammad Yunus (foto) é o autor deste livro que conta a história do Banco Grameen, instituição criada por ele em Bangladesh com o objetivo de emprestar dinheiro a pessoas pobres.

Esse empreendimento, que nasceu em um dos países mais desfavorecidos do planeta, contribuiu para o combate à pobreza, se expandiu mundialmente e mostrou a viabilidade das iniciativas que reúnem sustentabilidade financeira e impacto social.

Um ponto muito interessante da obra é que ela mostra, em seis partes, toda a trajetória desse projeto incrível: o começo, a fase experimental, a criação, a expansão, a filosofia que move a instituição e novos horizontes (outras iniciativas).

5. Um mundo de três zeros

Outro livro escrito por Muhammad Yunus, esta obra propõe uma discussão de como solucionar os grandes problemas do mundo. Para isso, fala de três pilares: zero pobreza, zero desemprego e zero emissão de carbono.

Inclusive, essas premissas deram origem ao movimento mundial chamado “Clube dos 3 zeros”. O projeto se trata de uma rede global responsável por apoiar jovens que desenvolvem negócios socioambientais ligados às três metas dos zeros. De acordo com o próprio Yunus, é “um sistema emergente que pode salvar a humanidade e o planeta”.

Uma reflexão importante

Uma vez que nós vivemos em um mundo onde apenas 10% da população controla 76% das riquezas, enquanto os 50% mais pobres detêm apenas 2%, o empreendedorismo social é um alento. Isso porque sem pessoas e negócios que trabalham para reduzir esse abismo de desigualdade, a sociedade sofreria muito mais.

Por essa razão, ampliar o conhecimento sobre impacto social, seus protagonistas, suas causas e ações, é a melhor forma de disseminar propósitos que vão fazer a diferença no mundo!

E você, indica outro livros ou filmes sobre empreendedorismo social?

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também