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Case Klumie Educação: Como a escolha certa do modelo de negócio acelera a jornada empreendedora

Case Klumie Educação: Como a escolha certa do modelo de negócio acelera a jornada empreendedora

Jornada empreendedora Klumie Educação

Dentro das comemorações do aniversário de lançamento da primeira turma da Ago Social, vamos compartilhar a jornada empreendedora de alunos que passaram pelos nossos programas e desenvolveram os seus empreendimentos de impacto.

Afinal, se hoje chegamos ao marco de 1 ano e mais de 350 alunos em 5 países, isso só foi possível pela confiança depositada em nosso trabalho.

A primeira história que você vai conhecer é da Janine Gomes da Silva, fundadora e CEO da Klumie, negócio que gera impacto social através de programas de educação para pessoas com deficiência e orientação às empresas para acolher esse público. 

A Janine fez parte da terceira turma no Programa Empreendedorismo Social na Real e retornou à Ago recentemente para atuar como tutora da turma número cinco.

A trajetória dessa agente de transformação social é uma inspiração para todos nós. Por isso, continue a leitura e conheça um pouco mais do propósito, dos desafios enfrentados, dos planos para o futuro da Klumie e o que ela encontrou na parceria com a Ago

O nascimento do propósito de impacto social

Depois de mais de 15 anos atuando como professora de educação profissional e inovações tecnológicas na área ambiental, um dia, em uma das oficinas, Janine recebe um aluno surdo.

Por mais que tivesse muita experiência no ensino e no desenvolvimento de metodologias didáticas, quando recebeu aquele aluno, se deu conta de que não sabia como lidar com ele.

Por não ter ideia de como se posicionar e se comunicar, terceirizou ao intérprete que acompanhava o jovem a missão de transmitir os conteúdos. Aquela situação gerou um profundo desconforto.

“Eu comecei a perguntar como poderia impactar aquele aluno, como poderia melhorar o desempenho dele, como quebrar essa barreira de comunicação. Então isso virou um propósito.”

Janine e Estefânia Silva, co-fundadora da Klumie

A partir dali, deu início a uma aproximação junto à comunidade surda para entender as necessidades daquelas pessoas. Depois de conhecer um pouco sobre a realidade do público que pretendia alcançar, pensou em uma solução para oferecer e levou a ideia para programas de formação e aceleração, como Centelha, IFES e Instituto Legado. Então, em 2020, fundou a Klumie. 

Hoje a empresa trabalha em duas frentes com as empresas: qualificação e tecnologias assistidas para a quebra das barreiras de comunicação. Esses são os dois principais desafios apresentados pelos clientes.

Para resolver essas dores, a Klumie já dispõe de cursos e tecnologias, porém, ferramentas tecnológicas mais robustas ainda estão sendo desenvolvidas. Enquanto não ficam prontas, a empreendedora oferece serviços que rentabilizam e divulgam a marca.

“Fazemos tradução simultânea, tradução de vídeos e entrevistas, enfim, qualquer tipo de tradução. Temos também uma central de intérpretes, com profissionais no Brasil inteiro.”

O portfólio, portanto, tem serviços de audiodescrição, tradução simultânea virtuais e presenciais, tradução em libras e atendimento a jornalismo, além das capacitações, uma gama de serviços para atender o modelo B2B. Entretanto, essa não foi a ideia inicial.

A experiência no curso Empreendedorismo Social na Real

Mesmo já estando envolvida neste meio do impacto positivo, levou um tempo até Janine ter contato com a visão de negócio social. Quando isso aconteceu, procurou a Ago.

Ela se matriculou no programa da Ago por acreditar que precisava compreender melhor o que era o empreendedorismo social e qual seria esse processo, com seus desafios e oportunidades. Hoje, ela considera que o conteúdo do módulo de vivência social dentro do curso foi um divisor de águas para o seu empreendimento. Isso porque ali teve a oportunidade de revalidar o modelo de negócio, a forma de chegar ao mercado e o método de mensurar os resultados.

Além disso, em outro momento se deu conta de quantas parcerias possíveis estava deixando de acionar. A questão do networking, inclusive, foi muito importante, pois até hoje tem parceiros que conheceu durante o programa.

“Eu dou até essa dica [para os novos alunos do Empreendedorismo Social na Real], eu peço que eles olhem a proposta curricular e enxerguem o próprio negócio lá dentro. ‘Qual momento estou agora e quais são as dúvidas que eu tenho e que posso sanar para que possa crescer melhor?’ Eu vi durante o curso o potencial de negócio que eu tinha e às vezes a gente nem tem dimensão disso.”

Depois da formação muitas coisas mudaram, agora a Klumie atua no modelo B2B (Business to business, ou seja, comercializa as suas soluções para outras empresas) e tem alcançado diversos êxitos:

  • aprovação no programa IdeiaGov, iniciando uma aproximação com o poder público;
  • aprovação em duas licitações do TSE;
  • participação no Congresso de Recursos Humanos, onde falou sobre negócios que transformam vidas;
  • prêmio de melhor empreendimento incubado no Ifes Serra;
  • presença no Capital Empreendedor, sendo selecionada entre 300 de um total de 960 empresas;
  • aprovação na aceleração do SEEDES, conquistando um investimento de 100 mil reais;
  • aprovação na segunda etapa do NIS (Negócios de Impacto Socioambientais), que apoia o ecossistema no Espírito Santo;
  • aceleração pela Cielo.

Olhando para tantas conquistas e possibilidades, é possível vislumbrar o longo caminho aberto para crescimento e expansão da Klumie e do impacto gerado por ela!

O que conquistou a empreendedora dentro da Ago

E o que será que levou Janine a escolher o curso da Ago? O que encontrou aqui que não viu em outro lugar? Ela conta que foram as pessoas.

“A equipe da Ago. A valorização dos nossos trabalhos, dos nossos projetos, essa transparência de querer que a gente cresça. Entrevistei uma aluna e ela disse exatamente isso, a Ago não é só uma instituição, ela encontrou aqui tudo o que procurava de humanização. E eu concordo. Acho que um dos grandes diferenciais é a humanização da equipe. Porque cada um de nós tem um sonho, e quando encontramos uma equipe integrada e que trabalha com a gente pelos nossos sonhos, nos sentimos em casa, esse é o grande diferencial.”

Segundo a Janine, a Ago não apenas educa socialmente, ela ajuda o aluno a crescer e alavancar a experiência como empreendedor.

Não é apenas impressão, na Ago existe uma vontade genuína de impulsionar propósitos e colaborar para que cada empreendedor de impacto cresça.

Recado para outros empreendedores de impacto positivo

Mesmo sabendo que precisa investir mais, Janine reconhece que já alcançou um patamar avançado e que enxerga hoje um potencial de mercado que não identificava no início. 

“Hoje em dia eu vejo tudo mais fácil. Tenho um modelo de projeto que vou melhorando, tenho um pitch que vou sempre trabalhando. Eu não fazia isso antes.”

Por essa razão, para quem está sofrendo com as dificuldades do processo, a dica da Janine é compartilhar a caminhada.

“A partir do momento que andei sozinha, me privei de uma série de melhorias. E foi na Ago, com as aulas, que eu tive mais formas de compartilhamento. Eu acho que quando você compartilha os medos, os anseios, é como se todos estivessem no mesmo momento, aí começam a se ajudar. Essa rede é importante para que as pessoas não desistam. Se você olhar, cada um tem uma história diferente da outra e talvez a facilidade que você teve pode ser a dificuldade de outra pessoa, e vice-versa. Essa troca de experiências é fundamental, é o que realmente impulsiona.”

Dica valiosa, não é mesmo? Com toda experiência e maturidade adquirida nesse processo incrível, certamente a Klumie terá resultados ainda maiores!

E você, se identificou com a experiência da Janine? Então clique aqui e saiba mais sobre o curso da Ago que fez parte da trajetória dela.

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