6 passos para montar um bom pitch de vendas para seu negócio de impacto socioambiental

6 passos para montar um bom pitch de vendas para seu negócio de impacto socioambiental

Você já passou por uma situação em que teve que apresentar a sua ideia ou até mesmo o seu empreendimento socioambiental para potenciais clientes ou investidores? Isso é o que chamamos um pitch de vendas.

É um grande desafio, principalmente porque geralmente o tempo é curto. Em alguns minutos, você precisa convencer alguém que muitas vezes nunca ouviu sobre a sua organização a adquirir seu produto/serviço ou investir no seu empreendimento. 

Nesse momento, você pode se perguntar: o que não pode faltar no meu pitch de vendas? Quais fatores devo considerar? Como agregar valor ao meu produto/serviço?

Com o tempo você pegar o jeito vai ficar fácil montar uma apresentação rápida, objetiva e que mostre as potencialidades da sua ideia ou negócio social. 

Para te ajudar com isso montamos uma lista com 6 dicas que vão te nortear a criar um pitch de vendas de sucesso:

1- Tenha um objetivo para fazer o pitch de vendas

Para te ajudar a definir este objetivo é interessante ter a resposta para estas perguntas:

Qual é o interlocutor?

Cada público tem suas prioridades. Enquanto consumidores geralmente terão maior interesse nos benefícios do seu produto/serviço, potenciais investidores tendem a dar maior atenção a dados de mercado, definição clara de modelo de negócio e de geração de receita. 

Seu discurso deve sempre estar alinhado a essa questão para que você consiga dar destaque às informações que são realmente importantes para o seu interlocutor. 

O que você quer atingir com o pitch?

Tenha clareza disso. Assim como a importância de olhar para seu interlocutor, é importante lembrar o motivo de estar apresentando o seu negócio. Evite criar um único discurso para múltiplos objetivos e deixe claro desde o início da apresentação o que você busca:

Ex.: Olá, NOME, eu sou a NOME, da Ago Social. Meu objetivo com essa apresentação é tirar todas as suas dúvidas sobre o programa AcelerAção e entender se ele faz sentido para o desenvolvimento do seu negócio no momento. 

Como você vai saber que conseguiu atingir esse objetivo?

Pode parecer óbvio. Se a apresentação é para um potencial cliente, tendemos a acreditar que o sucesso de um pitch de vendas é a geração de uma venda. Porém, existem outras formas de perceber que o objetivo foi cumprido.

Dica: peça feedbacks do seu interlocutor. Entenda se a sua proposta ficou clara ou se restaram muitas dúvidas. Esse é um caminho para entender se o seu objetivo de apresentar a sua solução com clareza e objetividade foi cumprido, por exemplo.

2- Mostre a sua jornada

Empreendimentos são feitos por pessoas. Portanto, não deixe de falar da sua jornada:

Por que você criou este empreendimento?

Conte sua história. Lembre do que te levou a criar seu negócio de impacto socioambiental e compartilhe um pouco dessa jornada com seu interlocutor. 

O que isso impacta na sua vida?

Por que você busca resolver um problema socioambiental? Como ele te afeta? Por que ele te incomoda? Essas sentenças vão te ajudar a explicar o propósito do seu empreendimento.

3- Conte uma história sobre a trilha que a pessoa vai percorrer

Na hora de montar um pitch de vendas, reserve um espaço na apresentação para os seguintes pontos:

  • Exponha dados para explicar qual o cenário atual que você quer melhorar. Isso demonstra conhecimento de causa e clareza sobre o objetivo do negócio;
  • Mostre onde você está agora e onde você quer chegar (de preferência, com números);
  • Detalhe questões como preços e fontes de receita (o segundo item é mais importante em apresentações para investidores);
  • Mostre na prática como funciona o empreendimento e seus produtos/serviços.

4- Exponha uma prova social

Provas sociais são essenciais para mostrar a transformação que você causa e dar maior credibilidade ao seu empreendimento. Conte histórias reais de pessoas que foram impactadas positivamente com seu produto/serviço.

Você pode utilizar recursos como: depoimentos em vídeo, texto e imagens de antes e depois.

5- Fale sobre a equipe

Quais são as pessoas que estão por trás da marca? Quem faz o seu impacto acontecer? 

A humanização dentro de um negócio é cada vez mais importante. Apresentar o seu time demonstra credibilidade e profissionalismo, mas acima de tudo, que você valoriza quem está junto de você.

6- Conclusão

Ao final do seu pitch de vendas, é o momento de reforçar questões importantes apresentadas:

  • Reforce seus objetivos
  • Reforce o propósito do seu empreendimento;
  • Reforce as transformações que você causa/quer causar na vida das pessoas.

Quer ainda mais dicas para melhorar seu pitch de vendas? Conheça o reactAGO, nosso novo quadro do YouTube, em que reagimos aos pitchs de vendas dos membros da comunidade de ex-alunos dos nossos programas: 

No primeiro episódio, a Selma da Trilha da Sustentabilidade contou mais sobre o seu empreendimento e destacamos alguns pontos importantes sobre a apresentação. 

Se você quer acompanhar os próximos episódios da série, não deixe de se inscrever no nosso canal.

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