Fazer a diferença no mundo, seguir um propósito e tornar a vida das pessoas melhor são algumas das motivações de quem começa um empreendimento social.
- Conhecer o setor
- Tirar o projeto do papel
- Definir um modelo de negócio
- Mensurar o impacto
- 1. Escolha a causa certa
- 2. Decida a modalidade do empreendimento social e formalize
- 3. Pesquisa e entenda o cenário
- 4. Crie um modelo de negócio
- 5. Tire a ideia do papel
- 6. Avalie o impacto
- 7. Desenvolva a gestão
- 8. Planeje o crescimento
Mas a verdade é que para que esses sonhos se realizem não basta ter ideias e boa vontade.
Para que uma OSC ou negócio social seja bem-sucedido, uma série de fatores têm que funcionar. Quando isso não acontece, as dificuldades tendem a aumentar e o impacto positivo acaba não alcançando todos os beneficiários possíveis.
Para ajudar você a trilhar um caminho mais seguro no empreendedorismo social e fazer com que o seu projeto promova muito impacto, nós separamos algumas dicas.
Fique até o final e siga todas as etapas!
O que é empreendedorismo social
Empreender significa identificar um problema e pensar em soluções para resolvê-lo. Quando falamos em empreendedorismo social, se refere a projetos ou empreendimentos que resolvem questões sociais e que têm como foco principal o impacto positivo, em vez do lucro.
Não significa, entretanto, que o lucro não possa fazer parte do planejamento. O dinheiro sempre será necessário para manter tudo funcionando ou para fazer os resultados crescerem, mas nessa modalidade ele não é a motivação das ações.
Os principais desafios de um empreendimento social
Na história da Ago nós conhecemos a realidade de milhares de empreendedores e seus propósitos. Essa conexão nos permitiu ouvir histórias de dificuldade, de superação e de sucesso.
Pensando nisso, selecionamos alguns dos desafios que vimos para que você esteja pronto na hora de buscar apoio e enfrentar com mais facilidade o que vier pela frente:
Conhecer o setor
O nosso setor é formado por diferentes iniciativas e atores que atuam em papéis muito importantes. Existem organizações de fomento, incubadoras, aceleradoras, fundos de investimento, entre outras conexões que também podem apoiar e contribuir na sua trajetória.
Tirar o projeto do papel
Tudo começa com uma clareza: qual é o problema socioambiental que você quer resolver? Esse é o primeiro passo para definir a solução que o seu empreendimento pretende desenvolver para gerar transformação positiva para a sociedade ou o meio ambiente.
Em seguida, vem planejamento e foco. Um bom plano e disciplina para segui-lo é fundamental para que as coisas aconteçam.
Definir um modelo de negócio
O planejamento deve estar organizado em um modelo de negócio, ou seja, como o seu empreendimento vai operar e se sustentar financeiramente.
Pensar nisso desde o começo em como garantir recursos financeiros vai evitar problemas futuros.
Mensurar o impacto
O acompanhamento do impacto gerado precisa ser permanente.
Depois de validar o modelo de negócio, a avaliação do impacto será muito importante na hora de buscar investimento externo e expandir as ações.
Certo, sabemos agora quais são alguns dos obstáculos possíveis no caminho de quem empreende. Daqui em diante, prepare-se para conhecer os passos para evitar esses desafios ou se preparar para lidar com eles!
Os 8 passos do empreendedor social
As etapas que vamos apresentar aqui são resultado de quase vinte anos de contato com empreendedores de causas socioambientais. Elas vão ajudar você a ser mais assertivo na hora de colocar o propósito em prática:
1. Escolha a causa certa
A causa precisa estar ligada diretamente à vontade pessoal de mudar uma realidade. Essa resolução não pode ser baseada em tendências ou opiniões. A identificação verdadeira é fundamental.
2. Decida a modalidade do empreendimento social e formalize
Existem diferenças importantes entre o trabalho de uma organização e de um negócio social. Os dois podem gerar muito impacto, mas as formas de atuar são bastante distintas, pensando nisso, ter clareza é fundamental.
3. Pesquisa e entenda o cenário
Um dos maiores erros é começar algo a partir de uma suposição ou de uma interpretação pessoal sobre o problema a ser resolvido. As chances de acerto aumentam quando todos as partes interessadas são ouvidas e participam da construção da solução.
4. Crie um modelo de negócio
Mesmo que a escolha da modalidade do empreendimento tenha sido por uma OSC (Organização da Sociedade Civil), é altamente recomendável que exista um negócio em conjunto para dar sustentabilidade financeira ao projeto.
5. Tire a ideia do papel
Outro risco para o empreendimento está em estender demais a fase de planejamento. Depois da pesquisa inicial, a ideia tem que ser colocada em prática. Somente assim será possível avaliar se ela funciona e é viável.
6. Avalie o impacto
Não é rara a confusão entre avaliar resultados e avaliar impacto. Resultados se referem ao desempenho atingido (vendas no período, beneficiários alcançados, recursos captados). Porém o impacto se refere ao objetivo inicial do empreendimento, à solução do problema que fez a ideia nascer.
7. Desenvolva a gestão
As pessoas que trabalham no empreendimento são parte essencial da continuidade e do crescimento do trabalho. Por essa razão, existe a necessidade permanente de desenvolver as pessoas e aprimorar a gestão interna.
8. Planeje o crescimento
Quanto mais o empreendimento crescer, maior será o impacto positivo gerado e, consequentemente, mais pessoas serão beneficiadas. Isso é o sonho de todo empreendedor social. A questão é que para chegar lá algumas ações precisam acontecer: inovar nos produtos e serviços oferecidos, ampliar os canais de venda, captar recursos, fazer parcerias, passar por acelerações ou formações de fortalecimento institucional.
Quanto maior o número de pessoas desenvolvendo iniciativas que solucionem problemas da sociedade, mais pessoas serão beneficiadas. Por esse motivo, se preparar é tão importante, é o que vai garantir bons resultados.
Seguindo esse caminho que mostramos aqui, as chances de sucesso vão aumentar!
Antes de ir, temos uma última dica para o seu empreendimento social ser bem-sucedido: é ficar por dentro do que acontece no setor.
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