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Gestão de pessoas: Dicas para potencializar o impacto de dentro para fora

Gestão de pessoas: Dicas para potencializar o impacto de dentro para fora

Gestão de pessoas

Em um momento onde estamos observando diversas demissões em massa em grandes empresas de tecnologia, nos perguntamos sobre qual é a estratégia de gestão de pessoas utilizada. Além disso, fica a reflexão a respeito da influência dessas tomadas de decisão na imagem das corporações e na vida dos colaboradores que saíram e que ficaram. Como fica a perspectiva de carreira? E o ambiente de insegurança gerado? E as relações de trabalho?

Bem, nesse texto vamos abordar dicas de como lidar com a pauta de gestão de pessoas no seu negócio de forma a potencializar o impacto positivo.

1. Crie uma cultura forte

A cultura é a forma como a empresa toma decisões e se relaciona entre as partes envolvidas (colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros…). Existe uma máxima que diz que a cultura são os comportamentos tolerados e os não tolerados, ou seja, são os aspectos comportamentais aceitos entre as partes para atingir os objetivos.

Assim, logo no início da organização, com os primeiros colaboradores, vale realizar um exercício coletivo de olhar para dentro e registrar aspectos relacionados aos valores que subjetivamente já são vividos no dia a dia da empresa. Essa anotação não deve ser usada somente para ilustrar o site da empresa ou colocar no plano de negócios, mas precisa ser implementada em uma rotina de revisitação e compartilhamento de ações que reforçam essa posição.

Vale ressaltar que não existe cultura certa ou errada comparando uma corporação à outra, o que vale é a identificação da cultura por quem a vive. Por exemplo, em um local a cultura do atingimento de metas individuais pode ser mais valorizada do que a colaboração, por conta do seu modelo de negócio e/ou mercado de atuação. Enquanto em outra organização, a colaboração e a autonomia são mais apreciadas.

2. Comunique o seu impacto

Sabemos que muitas vezes acabamos consumidos pela rotina do negócio. Temos que cumprir metas, operacionalizar contratos, compras, fornecedores… são diversas tarefas que suprimem a necessidade de lembrar que estamos promovendo impacto positivo!

Então, coloque também na rotina da sua equipe esse momento de compartilhamento de projetos e resultados de impacto, pois, nas horas de maior dificuldade, essas informações também servirão de combustível para o time perseverar e superar as barreiras. Inclua a equipe nas tomadas de decisões sobre potencialização do impacto, para que cada membro entenda o seu papel no resultado final.

Dê atenção também para registrar ocasiões de interação e acolhimento entre todos, e use as redes da empresa – internas e externas – para mostrar que o compromisso de vocês com impacto é para fora e também para dentro. Adicione a isso uma linguagem que transmita os seus valores e como eles são praticados. Esse tipo de movimento ajudará a encontrar pessoas que se identifiquem com o seu negócio e queiram fazer parte.

3. Dê atenção aos processos de gestão de pessoas e recrutamento e seleção

Se pesquisar sobre recrutamento e seleção, você encontrará diversos templates e passo a passos para testes de competências técnicas, formulários e dicas de como fazer bons processos seletivos. Mas queremos enfatizar aqui que ao realizar esses processos você precisa incluir a lente de combinação cultural e de valores ao fazer a gestão de pessoas e avaliar uma pessoa candidata.

Entenda que um bom processo seletivo leva tempo, alguns chegam a durar meses. Contudo, vale mais a pena demorar para selecionar e encontrar a pessoa certa do que contratar alguém pelas habilidades técnicas ou indicação e, no dia a dia, descobrir que os comportamentos dela não são toleráveis dentro da sua cultura.

A contratação errada, além de gerar retrabalho, pode provocar desgastes internos nas relações entre as pessoas e prejudicar a imagem transmitida para o mercado e para o seu time, pois algo fora da cultura que passa a ser tolerado somente pela necessidade de preencher uma posição, abre brechas para que mais comportamentos indevidos se repitam internamente.

Por fim, lembre-se de que seus clientes, fornecedores e equipe são pessoas, e você, enquanto liderança, precisa estar preparado para lidar com elas, mantendo a sua integridade e se comprometendo a causar impacto positivo não somente para fora, mas também para dentro.

Sobre a autora

Bárbara Ferreira é fundadora da Trabalhar com Impacto, organização de recrutamento e seleção do setor de impacto. Atua no segmento de negócios de impacto desde 2017, já representou a região Nordeste na Brazil Conference at Harvard & MIT e na Youth Ag Summit. Com a comunidade Trabalhar com Impacto democratiza e potencializa o acesso às oportunidades de carreira dentro do setor de impacto socioambiental e difunde ferramentas de rotina do setor.

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