Qual é o segredo das lideranças que conseguem desenvolver autonomia no trabalho para suas equipes? Te convidamos à essa reflexão por meio de uma parábola:
Durante uma longa jornada de trabalho construindo um dos armazéns de mantimentos, no Egito Antigo, havia 2 serventes e o mestre de obras.
Trabalhando a horas sem parar, resolveram fazer uma pausa para lanchar.
Ao escurecer, pegaram uma lâmpada velha que estava no caminho para acender e iluminar seus passos. Ao esfregar a lâmpada, saiu um grande gênio, que olhou aos 3 homens e disse: “Estive preso nesta lâmpada há muitos anos! Por me libertar, irei conceder a cada um de vocês apenas 1 desejo.”
O primeiro servente pediu, “Quero estar nas minhas terras em uma ilha remota, com fartura de comida, diversão e bebida!” Puf, o servente sumiu.
O segundo servente falou, “Eu desejo estar em um palácio, casado com uma mulher linda e formosa, com uma família incrível e riquezas sem fim!” Puf, o servente sumiu.
Na sua vez, o mestre de obras disse “Quero que os meus serventes aproveitem muito seus pedidos, e que voltem ao trabalho após a janta.”
O que isso tem a ver com liderança?
O comportamento do mestre, ao privar os dois serventes de seus maiores desejos, pode ser o que fez com que eles desejassem estar longe dali, para começo de conversa.
Um ambiente de trabalho sem liberdade não estimula o potencial individual e, certamente, não promove a autonomia e a satisfação das equipes.
Autonomia no trabalho e liberdade andam juntas, e você vai entender melhor como até o final deste texto.
Qual a importância da liberdade?
Quando o assunto é liberdade, a sensação de desespero pode aparecer para algumas pessoas. Liberdade financeira, liberdade geográfica, liberdade de escolha. Elas permitem que os seres humanos possam se expressar em sua totalidade.
Um passarinho fora da gaiola canta muito mais. Um gato fora de um quarto consegue correr, pular e brincar. Um cachorro fora de sua casinha pode correr e esticar as suas pernas.
Para o ser humano, a liberdade significa sentir paz quando necessita, poder agradecer tranquilamente pelas pequenas coisas do dia, manter sua saúde exímia com exercícios e atividades de higiene mental, além de poder se expressar livremente através de sua arte e seu trabalho.
Quando damos permissão e criamos um espaço seguro para todos poderem trabalhar com o sentimento de liberdade, os resultados são claros: mais inovação, mais resultados, menos doenças e menos gastos com hospital e remédio.
Agora, como desenvolver em uma equipe o sentimento de liberdade?
“Me ajude! Como permitir que os outros se sintam livres?”
Lembre: a vida não é somente sobre você. É sobre a vida de cada pessoa com quem você interage. Quando desejamos criar um ambiente que promova autonomia e criatividade, devemos primeiro observar a liberdade dos outros à nossa volta.
Aqui vão 3 perguntas que ajudarão a construir um ambiente com maior liberdade e autonomia no trabalho:
- Onde a liberdade de um termina e do outro começa?
- Como sabemos que a liberdade está sendo respeitada?
E a mais importante de todas:
- Como medir o nível de produção e resultado que a liberdade tem permitido?
A partir desses questionamentos e conforme as respostas surgem, temos o primeiro passo para uma liderança mais humanizada, ou seja, com foco em pessoas. Perceba o que cada um necessita e como você pode agregar nessa jornada, entenda o objetivo de cada um presente no seu time.
Essas atitudes são essenciais para uma comunicação clara e efetiva, construindo relacionamentos duradouros e, consequentemente, um trabalho mais fluido, produtivo e focado.
Será que o estudo ajuda?
Não há dúvida que nós temos uma habilidade maravilhosa de contar histórias, além de registrá-las em textos, livros, áudio e vídeo.
Aprender com aqueles que já têm vivência, que já passaram pela experiência, foram até o fundo do poço, quase desistiram, encontraram motivação, deram a volta por cima e, de brinde, estão dispostos a ensinar, sempre será uma das atitudes mais eficientes para alcançar os resultados esperados.
Perceba sempre como você pode melhorar enquanto pessoa e profissional. Assumindo estes pontos e procurando conhecimento, além de ter uma liderança mais humanizada e promover autonomia no trabalho, você conquistará inúmeros objetivos no seu ambiente profissional.
Se você busca mais conteúdos como esse para desenvolver uma liderança mais humanizada para desbloquear o potencial das pessoas da sua equipe, faça seu cadastro e receba os conteúdos da Ago Social em seu email: