O cofundador da Ago, Alexandre Amorim, publica periodicamente uma newsletter no seu perfil do Linkedin. Na última publicação ele deu indicações de livros e filmes sobre empreendedorismo social.
Por ser um conteúdo muito interessante para quem se interessa pelo assunto, resolvemos trazer para o blog!
Assim, a ideia é que você leia, assista e, ao final, tenha muita inspiração para colocar em prática o seu propósito ou fazer ainda mais diferença no mundo!
Há alguns anos, pouco se falava a respeito de empreendedorismo social no Brasil. Entretanto, com o passar do tempo, surgiu muito conteúdo tratando do assunto.
Apesar disso, do avanço do debate sobre impacto positivo e do aumento de ações que fortalecem esse setor, ainda é comum que as pessoas tenham dúvidas a respeito do que é e como fazer empreendedorismo de impacto.
Pensando nisso, alguns livros e filmes sobre empreendedorismo social podem ajudar. Eles falam do empreendedorismo socioambiental e contam histórias que valem a pena ser conhecidas.
Este é um documentário brasileiro que conta a história de cinco empreendedores sociais do Brasil, da Índia e do México (entre eles, Muhammad Yunus, Claudio Sassaki e Antonio Ermírio de Moraes Neto). Essas pessoas, movidas pelo inconformismo e pelo desejo de um mundo melhor para se viver, vislumbraram um novo capitalismo, mais justo e humano.
Neste sentido, os cases representam justamente a essência do conceito de negócios sociais: gerar transformação sem, contudo, renunciar à lucratividade.
De forma geral, o filme me traz a reflexão sempre muito necessária a respeito de que tipo de sociedade se quer construir e deixar para as gerações futuras.
Outro filme muito inspirador, “Quem se importa” também acompanha empreendedores sociais ao redor do mundo. Porém, o foco do documentário é o despertar do propósito, ou seja, a conscientização sobre o poder individual de gerar transformação.
Ele conta os exemplos de homens e mulheres que arregaçaram as mangas para agir e resolver ou amenizar determinadas situações na sociedade. Um dos entrevistados é Mohammad Yunus, criador do conceito de negócios sociais e Prêmio Nobel da Paz.
Como resultado, o longa-metragem mostra de que modo pequenos gestos são capazes de promover mudanças em diferentes aspectos. A ideia geral é de que “todo mundo pode mudar o mundo”!
Livro organizado que foi escrito por 15 especialistas do Brasil e do Chile que atuam diretamente no setor de impacto positivo. Entre eles, o co-fundador da Ago, Alexandre Amorim.
Como resultado, o conteúdo apresenta um ponto de vista amplo, percorrendo o contexto histórico, cultural, social e legal brasileiro. Bem como valoriza a importância dos múltiplos conhecimentos para formar o caminho do empreendedorismo social.
Muhammad Yunus (foto) é o autor deste livro que conta a história do Banco Grameen, instituição criada por ele em Bangladesh com o objetivo de emprestar dinheiro a pessoas pobres.
Esse empreendimento, que nasceu em um dos países mais desfavorecidos do planeta, contribuiu para o combate à pobreza, se expandiu mundialmente e mostrou a viabilidade das iniciativas que reúnem sustentabilidade financeira e impacto social.
Um ponto muito interessante da obra é que ela mostra, em seis partes, toda a trajetória desse projeto incrível: o começo, a fase experimental, a criação, a expansão, a filosofia que move a instituição e novos horizontes (outras iniciativas).
Outro livro escrito por Muhammad Yunus, esta obra propõe uma discussão de como solucionar os grandes problemas do mundo. Para isso, fala de três pilares: zero pobreza, zero desemprego e zero emissão de carbono.
Inclusive, essas premissas deram origem ao movimento mundial chamado “Clube dos 3 zeros”. O projeto se trata de uma rede global responsável por apoiar jovens que desenvolvem negócios socioambientais ligados às três metas dos zeros. De acordo com o próprio Yunus, é “um sistema emergente que pode salvar a humanidade e o planeta”.
Uma vez que nós vivemos em um mundo onde apenas 10% da população controla 76% das riquezas, enquanto os 50% mais pobres detêm apenas 2%, o empreendedorismo social é um alento. Isso porque sem pessoas e negócios que trabalham para reduzir esse abismo de desigualdade, a sociedade sofreria muito mais.
Por essa razão, ampliar o conhecimento sobre impacto social, seus protagonistas, suas causas e ações, é a melhor forma de disseminar propósitos que vão fazer a diferença no mundo!
E você, indica outro livros ou filmes sobre empreendedorismo social?
A empreendedora Ivani Grance tem uma belíssima história de desenvolvimento pessoal e trabalho pelo empoderamento…
A Ambev desenvolve alguns dos programas sociais de maior impacto no Brasil. São dezenas de…
Uma conhecida expressão popular diz: “Conhecimento não colocado em prática é apenas informação”. Tal afirmação…
Se tem um assunto em comum que está nas pautas de conversa dentro de empresas,…
Fazer a diferença no mundo, seguir um propósito e tornar a vida das pessoas melhor…
A Votorantim é uma holding de investimentos com um portfólio amplo de empresas relevantes em…
This website uses cookies.