Fazer a diferença no mundo, seguir um propósito e tornar a vida das pessoas melhor são algumas das motivações de quem começa um empreendimento social.
Mas a verdade é que para que esses sonhos se realizem não basta ter ideias e boa vontade.
Para que uma OSC ou negócio social seja bem-sucedido, uma série de fatores têm que funcionar. Quando isso não acontece, as dificuldades tendem a aumentar e o impacto positivo acaba não alcançando todos os beneficiários possíveis.
Para ajudar você a trilhar um caminho mais seguro no empreendedorismo social e fazer com que o seu projeto promova muito impacto, nós separamos algumas dicas.
Fique até o final e siga todas as etapas!
Empreender significa identificar um problema e pensar em soluções para resolvê-lo. Quando falamos em empreendedorismo social, se refere a projetos ou empreendimentos que resolvem questões sociais e que têm como foco principal o impacto positivo, em vez do lucro.
Não significa, entretanto, que o lucro não possa fazer parte do planejamento. O dinheiro sempre será necessário para manter tudo funcionando ou para fazer os resultados crescerem, mas nessa modalidade ele não é a motivação das ações.
Na história da Ago nós conhecemos a realidade de milhares de empreendedores e seus propósitos. Essa conexão nos permitiu ouvir histórias de dificuldade, de superação e de sucesso.
Pensando nisso, selecionamos alguns dos desafios que vimos para que você esteja pronto na hora de buscar apoio e enfrentar com mais facilidade o que vier pela frente:
O nosso setor é formado por diferentes iniciativas e atores que atuam em papéis muito importantes. Existem organizações de fomento, incubadoras, aceleradoras, fundos de investimento, entre outras conexões que também podem apoiar e contribuir na sua trajetória.
Tudo começa com uma clareza: qual é o problema socioambiental que você quer resolver? Esse é o primeiro passo para definir a solução que o seu empreendimento pretende desenvolver para gerar transformação positiva para a sociedade ou o meio ambiente.
Em seguida, vem planejamento e foco. Um bom plano e disciplina para segui-lo é fundamental para que as coisas aconteçam.
O planejamento deve estar organizado em um modelo de negócio, ou seja, como o seu empreendimento vai operar e se sustentar financeiramente.
Pensar nisso desde o começo em como garantir recursos financeiros vai evitar problemas futuros.
O acompanhamento do impacto gerado precisa ser permanente.
Depois de validar o modelo de negócio, a avaliação do impacto será muito importante na hora de buscar investimento externo e expandir as ações.
Certo, sabemos agora quais são alguns dos obstáculos possíveis no caminho de quem empreende. Daqui em diante, prepare-se para conhecer os passos para evitar esses desafios ou se preparar para lidar com eles!
As etapas que vamos apresentar aqui são resultado de quase vinte anos de contato com empreendedores de causas socioambientais. Elas vão ajudar você a ser mais assertivo na hora de colocar o propósito em prática:
A causa precisa estar ligada diretamente à vontade pessoal de mudar uma realidade. Essa resolução não pode ser baseada em tendências ou opiniões. A identificação verdadeira é fundamental.
Existem diferenças importantes entre o trabalho de uma organização e de um negócio social. Os dois podem gerar muito impacto, mas as formas de atuar são bastante distintas, pensando nisso, ter clareza é fundamental.
Um dos maiores erros é começar algo a partir de uma suposição ou de uma interpretação pessoal sobre o problema a ser resolvido. As chances de acerto aumentam quando todos as partes interessadas são ouvidas e participam da construção da solução.
Mesmo que a escolha da modalidade do empreendimento tenha sido por uma OSC (Organização da Sociedade Civil), é altamente recomendável que exista um negócio em conjunto para dar sustentabilidade financeira ao projeto.
Outro risco para o empreendimento está em estender demais a fase de planejamento. Depois da pesquisa inicial, a ideia tem que ser colocada em prática. Somente assim será possível avaliar se ela funciona e é viável.
Não é rara a confusão entre avaliar resultados e avaliar impacto. Resultados se referem ao desempenho atingido (vendas no período, beneficiários alcançados, recursos captados). Porém o impacto se refere ao objetivo inicial do empreendimento, à solução do problema que fez a ideia nascer.
As pessoas que trabalham no empreendimento são parte essencial da continuidade e do crescimento do trabalho. Por essa razão, existe a necessidade permanente de desenvolver as pessoas e aprimorar a gestão interna.
Quanto mais o empreendimento crescer, maior será o impacto positivo gerado e, consequentemente, mais pessoas serão beneficiadas. Isso é o sonho de todo empreendedor social. A questão é que para chegar lá algumas ações precisam acontecer: inovar nos produtos e serviços oferecidos, ampliar os canais de venda, captar recursos, fazer parcerias, passar por acelerações ou formações de fortalecimento institucional.
Quanto maior o número de pessoas desenvolvendo iniciativas que solucionem problemas da sociedade, mais pessoas serão beneficiadas. Por esse motivo, se preparar é tão importante, é o que vai garantir bons resultados.
Seguindo esse caminho que mostramos aqui, as chances de sucesso vão aumentar!
Antes de ir, temos uma última dica para o seu empreendimento social ser bem-sucedido: é ficar por dentro do que acontece no setor.
Uma das formas de fazer isso é acompanhar trimestralmente as notícias, novidades e conteúdos da revista AGORA. Clicando aqui, você se inscreve e recebe a versão impressa direto no seu endereço!
O que achou dessas dicas? Conte para a gente aqui nos comentários.
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