A percepção de que é possível empreender e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de vida de um grupo de pessoas tem atraído cada vez mais empreendedores para os negócios sociais. Gerar, ao mesmo tempo, impacto social e valor econômico, entretanto, é um grande desafio.
Um negócio de impacto social continua sendo um empreendimento e, portanto, precisa ser viável para sobreviver. “Um tema que é ainda pouco abordado no ensino e acelerações de impacto social no Brasil e que é um grande desafio é a análise de viabilidade de negócios de impacto de maneira prática e realista, para que se possa avaliar se o negócio social é viável ou não, antes de tirá-lo do papel”, comenta Flávia Feliz, mestre em Empreendedorismo Social pela Marshall Business School, da University of Southern California.
Nesse contexto separamos algumas dicas:
A importância de conversar com investidores e outros atores do mercado financeiro é reforçar o olhar financeiro, afinal o empreendimento precisa parar de pé. Além disso, se queremos que ele gere um impacto expressivo, este modelo precisa permitir escala.
A viabilidade de um negócio social, entretanto, não se dá só pela avaliação de seu valor econômico. O empreendedor precisa não só conhecer a fundo seu público e produto, mas também – e principalmente – o propósito daquele negócio, ou seja, qual problema social ele vai ajudar a resolver.
É imperativo ter empatia pela causa, conhecer o problema que pretende impactar e seus atores, ou seja, as pessoas e suas peculiaridades. É preciso se colocar no lugar daquele a quem se busca beneficiar, a fim de conhecer suas motivações e necessidades. Para Flávia, “não é necessário reinventar a roda, basta olhar o que os atores estão fazendo e perceber se há alguma maneira de realizar o seu propósito de maneira colaborativa”.
Se você tem empatia e conhece seu público, é momento de definir a intencionalidade do seu negócio, é ela quem permite agir em cima dos problemas reais encontrados e definir as metas para atingir o seu propósito social que é o objetivo principal do seu negócio, sua missão empreendedora.
Pronto para empreender? Continue conosco! Acompanhe nossas publicações e faça perguntas!
A empreendedora Ivani Grance tem uma belíssima história de desenvolvimento pessoal e trabalho pelo empoderamento…
A Ambev desenvolve alguns dos programas sociais de maior impacto no Brasil. São dezenas de…
Uma conhecida expressão popular diz: “Conhecimento não colocado em prática é apenas informação”. Tal afirmação…
Se tem um assunto em comum que está nas pautas de conversa dentro de empresas,…
Fazer a diferença no mundo, seguir um propósito e tornar a vida das pessoas melhor…
A Votorantim é uma holding de investimentos com um portfólio amplo de empresas relevantes em…
This website uses cookies.