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Recrutamento e Seleção: Como definir o escopo da vaga

Recrutamento e Seleção: Como definir o escopo da vaga

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Um escopo bem desenhado para o recrutamento e seleção é essencial para atrair boas pessoas candidatas. Por isso, saber como é feita uma análise da vaga faz toda a diferença.

Quando as atividades da organização já não estão mais cabendo na rotina da equipe. Nos cenários em que estão dispensando clientes pela falta de time para atender a demanda. Ou diante da necessidade de desenvolver algo novo, para a qual a equipe não tem 100% da expertise. Nessas situações, a primeira ideia que surge é contratar alguém para resolver esses impasses. Mas será que é a melhor alternativa? Se for, como descrever a vaga de forma que realmente atenda as necessidades da empresa?

Se você quer dicas práticas para um processo seletivo bem-sucedido, fique atento ao texto até o final!

Como iniciar as etapas de recrutamento e seleção

Antes de mais nada, o primeiro passo ao abrir um processo seletivo é olhar para dentro da própria empresa.

Depois, faça uma análise de habilidades e competências para entender se há oportunidades de otimizar processos para atender a nova necessidade da sua organização. Você pode usar uma planilha para listar todas as atividades em linhas. Nas colunas, coloque todos os cargos e pessoas que ocupam essas posições atualmente.

Juntamente com as informações que conhece do seu time e o currículo de cada um, classifique as pessoas como:

  • Qualificado (Q): A pessoa é capaz de executar a atividade e compartilhar conhecimento sobre o processo;
  • Treinável (T): Quando o perfil da pessoa e função tornam viável a execução da atividade por meio de um treinamento;
  • Não treinável (NT): Não pode ser treinado por conta de algum motivo, como falta de formação teórica ou prática, perfil inadequado, limitação física, etc.

Veja abaixo um exemplo de preenchimento da matriz:

Exemplo de planilha de análise de habilidades e competências

A partir do preenchimento da matriz, certifique-se de que para as atividades atribuídas à nova demanda já não há no seu time uma pessoa que poderia ser realocada ou treinada para atendê-la. Aproveite esse momento de análise para conferir se existe uma atividade que pode ser terceirizada ou automatizada. Essa medida permitirá que a equipe atual esteja mais disponível para aumentar a produtividade.

Estabelecendo critérios para a nova vaga

Posteriormente a essa verificação, ainda é possível chegar à conclusão de que a melhor alternativa é contratar alguém. Nesse caso, você precisará fazer uma análise da vaga e construir um anúncio assertivo, o qual atenda a necessidade da sua demanda.

Neste sentido, um bom escopo deve ter:

  • Título do cargo;
  • Descrição da vaga;
  • Lista de principais responsabilidades;
  • Requisitos;
  • Informações sobre a contratação.

Descrição

Começando pela descrição da vaga, a melhor forma de entender o que precisa estar nela é basicamente como as pessoas vão explicar o que elas fazem para seus amigos e familiares. Trata-se de um resumo do propósito da função e como ela contribui para a organização.

Responsabilidades e requisitos

As responsabilidades são as atividades relacionadas e entregas esperadas. Enquanto isso, os requisitos se referem à lista de formalizações mínimas necessárias, como grau de educação, proficiência em línguas e afins. Sendo necessário, insira uma categoria de diferenciais tendo em perspectiva que o cumprimento dessas premissas não serão eliminatórias no processo seletivo.

Informações sobre a contratação

Inclua também informações sobre a contratação, ou seja, local de trabalho, data limite para a candidatura, data prevista para o início do trabalho, forma de contratação (CLT ou PJ). Da mesma forma, esclareça se é exclusiva para algum perfil ou minoria (pessoas negras, mulheres, PCDs…). Desejavelmente, informe também a faixa salarial e os benefícios.

Título

Por fim, atribua um título que seja correspondente ao escopo definido e com base nas práticas de mercado, de forma a ser facilmente reconhecida pelas pessoas candidatas. Recomenda-se também que ao título seja adicionado o nível de senioridade requerido, como júnior, pleno ou sênior.

Apresentação da empresa

Vale salientar que foram citados itens sobre a vaga em si, mas além disso, adicione informações sobre a organização: quem são, valores e uma descrição da cultura organizacional. Do ponto do vista do candidato, isso é importante, pois como mencionado no artigo Gestão de Pessoas: Dicas para potencializar o impacto de dentro para fora, não basta atrair candidatos com as competência técnicas corretas, mas a sinergia com a cultura organizacional é essencial.

Somado a isso, antes de tomar uma decisão final sobre o escopo, se pergunte se algum dos itens listados não está exagerado (exemplo: requisito de inglês avançado para uma vaga que terá pouca necessidade de conhecimento da língua na prática). Sob o mesmo ponto de vista, não permita que o texto crie alguma barreira para grupos vulneráveis ou minorizados (exemplo: excesso de estrangeirismos no escopo da vaga).

Por último, repense ou elimine esses elementos limitadores para que um pequeno detalhe não afaste bons candidatos.

Nesse link você encontrará um bom exemplo de escopo e divulgação de uma vaga: clique aqui para acessar.

Dicas finais para ter sucesso no recrutamento e seleção

Disponibilize esses elementos básicos de requisitos em todos pontos de contato dos potenciais candidatos, ou seja, insira em postagens, formulários e comunicações por e-mail. Em outras palavras, garanta que as pessoas candidatas estejam de acordo e se autodeclarem aptas para a função.

Adicionalmente, não hesite em buscar referências de vagas já publicadas por outras organizações, contanto que atuem no mesmo segmento e tenham porte semelhante.

Fazendo essa análise da distribuição de atividades da equipe, aproveitando boas práticas do mercado e focando em um desenho assertivo da vaga, você terá mais chances de ter um processo seletivo mais rápido e selecionar a pessoa certa para impulsionar o impacto da sua empresa.

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Sobre a autora

Bárbara Ferreira é fundadora da Trabalhar com Impacto, organização de recrutamento e seleção do setor de impacto. Atua no segmento de negócios de impacto desde 2017, já representou a região Nordeste na Brazil Conference at Harvard & MIT e na Youth Ag Summit. Com a comunidade Trabalhar com Impacto democratiza e potencializa o acesso às oportunidades de carreira dentro do setor de impacto socioambiental e difunde ferramentas de rotina do setor.

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