Storytelling: A arte de contar histórias envolventes

Você tem uma ideia incrível, surpreendente mas, se não souber transmitir isso para o interlocutor, de que adianta? Precisamos passar a nossa mensagem de maneira clara, concisa e envolvente para conquistar novos colaboradores, captar recursos para a organização ou até mesmo vender produtos para clientes.

Nos conectamos com histórias, isso acontece desde os primórdios. Antes mesmo da escrita, perpetuamos a cultura através de contos e histórias.

O storytelling é a capacidade de transmitir uma mensagem de forma inesquecível utilizando narrativas envolventes. É a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias para se conectar com o interlocutor a nível emocional e ser eficiente na sua linguagem.
Usando essa técnica você garante que está produzindo um material autêntico. Mesmo que o conteúdo já seja amplamente disseminado, as histórias são únicas e passam um sentimento. Assim você se conecta profundamente com o interlocutor.

Benefícios de aplicar o storytelling nas apresentações da sua organização:

  • Gera conexão e identificação

Quando uma boa história é contada, desperta o interesse e a atenção de quem está lendo ou ouvindo.

Naturalmente nos colocamos no papel do personagem da história e imaginamos a situação acontecendo. Escolha bem os elementos da história, assim você cria uma atmosfera completa para o espectador se envolver.

  • Desperta emoções e sensações.

Quando nos deparamos com uma situação, ela fica gravada na nossa memória em forma de sensação, sentimento. 

As histórias têm o poder de despertar este lado inconsciente fazendo com que o espectador relembre situações semelhantes que passou e associe rapidamente à história que está sendo contada.

Exemplo sem storytelling:

Público: “Nós ajudamos empreendedores sociais e profissionais que atuam pelo impacto positivo”

Desafios: “Apoiamos essas pessoas com a simplificação de assuntos complexos, para que sejam de fácil aplicação no dia a dia de suas organizações”

Solução: “Assim, a Ago dá suporte para essas pessoas se desenvolverem e conseguirem gerar ainda mais transformação social.”

Exemplo com storytelling:

Público: “Fulano tem 28 anos e mora em uma favela na cidade de São Paulo. Há alguns anos estrutura ações de doação de cestas básicas na comunidade juntamente à Igreja.”

Desafios: “Durante os primeiros meses de trabalho, se depara com dúvidas e dificuldades sobre como estruturar essas ações de forma mais profissional, pois nem sempre consegue viabilizar as cestas e acaba se frustrando por não conseguir ajudar todo mundo.

Quase todo conteúdo que encontra na internet é muito técnico, o que dificulta seu processo de evolução. Além disso, não tem contato com ninguém que possa o ajudar”

Solução: “A partir de pesquisas, encontra o programa Empreendedorismo Social na Real, da Ago Social. Ao participar do curso, percebe uma coisa que nem se dava conta: que era um empreendedor social.

Com isso, Fulano também percebe que precisa definir um modelo de negócio e que pode buscar parcerias com pequenos mercados da região inicialmente para conseguir viabilizar cestas de forma recorrente, podendo gerar ações mais consistentes e começar a estruturar uma organização sustentável financeiramente.”

Como começar a aplicar:

Crie uma ordem cronológica.

Leve o interlocutor de um ponto para o outro seguindo uma linha de raciocínio e ordem lógica de fatos e acontecimentos.

Uma estrutura simples a ser seguida é:

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  3. Conclusão

Para evoluir ainda mais na estrutura de storytelling você também pode aplicar um conceito amplamente utilizada em grandes romances, filmes e até mesmo estratégias de marketing: a jornada do Herói.

Por fim, aí vão mais alguns insights sobre storytelling que você pode aplicar na hora de contar histórias envolventes sobre o seu empreendimento:

  • Torne a história pessoal

Crie uma história semelhante à realidade, com nomes, ações e elementos os quais o interlocutor possa se identificar.

  • Transmita sensações positivas

Durante o desenvolvimento da história podem ser apresentados os desafios, obstáculos e dificuldades vividos pelas pessoas antes de serem impactadas pelo seu empreendimento.

O importante é promover sentimentos positivos durante a maior parte da história e sempre concluir a história com estes sentimentos, mostrando como a vida dessa pessoa (fictícia ou não) é impactada positivamente depois do contato com a solução apresentada pela sua organização.

Leia também: 6 passos para montar um bom pitch de vendas para seu negócio de impacto socioambiental

agosocial

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