Cada vez mais nossa sociedade tem presenciado a importância das organizações sociais e da participação das empresas nos desafios sociais no nosso país. No ano de 2020, quando o mundo foi alastrado pela pandemia, isto ficou ainda mais escancarado. Segundo a Forbes, foram mais de R$ 5.6 bilhões de reais doados, a maior parte de empresas, em campanhas e projetos em resposta a devastadora epidemia que trouxe à tona tantos desafios sociais.
Você já se perguntou o que uma empresa analisa quando vai investir em um projeto social?
Existem diversas exigências de prestação de contas, indicadores de impacto social, uma visão clara de quais resultados serão alcançados e em muitos casos pesados processos de due dilligence.
Assim, na visão da Luciana Coen – diretora de responsabilidade social, comunicação e reputação na SAP – há necessidade de melhorias de gestão para que mais organizações sociais possam acessar o investimento social privado. Quando uma organização social vai em busca de um projeto “é preciso pragmatismo, é preciso gestão e resultados claros do impacto gerado”. Por mais que o impacto não seja algo sempre tangível, ao fazer um investimento, as empresas fazem uma conta de eficiência: impacto x recurso investido.
Ao mesmo tempo, é importante que os dois lados encontrem sinergias estratégicas. Não adianta o projeto ser apenas bom ou bem feito, é preciso se perguntar: qual a conexão deste projeto com a estratégia da empresa ou do instituto/fundação que irá apoiá-lo?
São diversas causas e projetos que uma empresa pode investir, ver uma gestão sólida, projetos focados e com resultados claros é fundamental para que o recurso vá para o terceiro setor. Porém, mesmo com a variedade de projetos, Luciana afirma que tem visto recursos financeiros não irem para projetos sociais por falta de bons projetos.
Precisamos falar uma mesma linguagem, com ferramentas que se conversem e pontos de vista convergentes! Em breve teremos diversos conteúdos para gerar essa conexão entre empresas e organizações sociais, acompanhe em agosocial.com.br.