Home // Blog //
Impacto social e conexões: um balanço sobre o Festival Social Good Brasil 2022

Impacto social e conexões: um balanço sobre o Festival Social Good Brasil 2022

Impacto-social

Nos cinco dias de evento, o 11º Festival Social Good Brasil reuniu informação, reflexões, ideias e muitas conexões. Tudo isso com o olhar sobre o mesmo foco: o impacto social.

Entre visitantes e expositores, uma diversidade rica de temáticas, causas e áreas de atuação. Ainda assim, todos estavam reunidos na mesma sintonia, com o olhar para um futuro sustentável e socialmente mais justo.

O que foi dito nos painéis e quem passou pelos espaços presenciais em Florianópolis nos dias de festival?

Queremos compartilhar um pouco disso com vocês neste artigo. Vamos lá?

A importância da tecnologia para fomentar grandes iniciativas

Tecnologia é um tema permanente nos festivais promovidos pela organização Social Good Brasil. Não só por se tratar do negócio que eles praticam, mas porque o futuro é tecnológico. Nesse sentido, as evoluções na vida das pessoas em diferentes contextos passará por essa questão.

Por isso, a tecnologia foi tema das oficinas on-line e dos painéis de conversa presenciais. Ela foi citada a partir de cenários estratégicos, como saúde e educação, além do desafio de vincular esse progresso com a humanização.

Diversidade, cultura e inclusão

Mas existem outros papéis importantes para a inovação social e eles passam pela cultura e pela diversidade. Sendo assim, as reflexões foram a respeito de abrir espaço e criar caminhos para que as diferentes expressões sejam vistas, ouvidas e aceitas.

Esse debate aconteceu trazendo para o centro das discussões as mulheres, as pessoas com mais de 50 anos, as comunidades, o teatro e o cinema. Na agenda dos dois últimos dias, que foram presenciais, quem passou pelo auditório e pela feira também conferiu apresentações de dança e música ao vivo.

Impacto social através do empreendedorismo 

De antemão, algo que ficou muito claro nesses debates foi a importância das organizações e dos negócios de impacto social se desenvolverem. Ou seja, é necessário que se atualizem em tecnologias e na coleta de dados que fomentem e ampliem o impacto socioambiental positivo.

Com base nisso, a ideia é escalar o potencial de transformação desse setor, cuja diversidade de causas e iniciativas ficou evidente no encontro na capital catarinense:

  • Educação;
  • Geração de renda para favelas e periferia;
  • Empoderamento feminino;
  • Economia circular;
  • Proteção ao meio-ambiente;
  • Erradicação da fome.

Definitivamente, são iniciativas com imenso potencial de resultados e que, juntas, promovem mudanças para milhares de pessoas.

A presença da Ago

O time da Ago esteve presente em um estande para apresentar a empresa e divulgar a newsletter semanal que será lançada no dia 14 de novembro. 

Além de apresentar a empresa, a equipe conversou com os visitantes, expositores e palestrantes, fazendo conexões e se atualizando ainda mais a respeito dos movimentos que acontecem no ecossistema.

O cofundador da Ago, Alexandre Amorim participou de dois momentos que privilegiaram o tema do empreendedorismo social. Primeiramente, no dia 04, mediou um painel sobre esse assunto com Luara de Candido, da We2030, e Samuka Santos, do Cidades Invisíveis. Posteriormente, no dia 05, o bate-papo sobre desafios e jornadas do empreendedorismo se estendeu no dia seguinte, em uma roda de conversa com o pessoal do Impact Hub Floripa e o público do evento.

Além disso, houve a participação da nossa rede e da comunidade de alunos! Américo Mattar, diretor da Fundação Telefônica Vivo, que é professor do nosso Programa Liderança para o Impacto, foi um dos palestrantes. Melissa Senne Pelhon, aluna da turma 2 do Programa Empreendedorismo Social na Real também marcou presença por lá!

Considerando toda essa experiência, o balanço do evento é extremamente positivo. Isso porque a convergência das temáticas para a preocupação com o futuro do social mostra o quanto esse movimento está crescendo e recebendo atenção de diferentes perspectivas.

Acima de tudo, agora é o momento de acompanhar as inovações e os propósitos que nasceram ou se fortaleceram no evento!

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ago Social - anos do ESG
ESG

ESG: Quem se importa, ganha?

Não muito tempo atrás, antes do ESG fazer parte das pautas corporativas, eram raros os ambientes nos quais se pensava em questões como destinação de

Continuar lendo