Organizações sociais

Crescimento da organização social: 4 pilares para atingir essa meta

Uma das metas diárias de qualquer empreendimento do terceiro setor é o crescimento da organização social. Contudo, a convivência de perto com fundadores e gestores dessas organizações, mostra facilidade em encontrar aqueles que sustentam as suas ações  principalmente na intencionalidade.

Em outras palavras, o desejo de ajudar, de transformar a partir de uma determinada causa é encarado como o principal motor para a existência daquele trabalho. Obviamente, esse é um fator essencial, afinal, sem um propósito genuíno não existe impacto

Porém, o que faz as coisas acontecerem são elementos que requerem desenvolvimento comportamental e técnico.

Com base nessa premissa e a partir de um mapeamento intenso dessa realidade, chegamos a quatro pilares que sustentam o crescimento das organizações. Fique até o final deste artigo para conhecer todos eles!

1.Olhar externo

Antes de mais nada, desenvolver o olhar externo, como o próprio nome sugere, significa olhar para fora da organização

  • O que fazem as de diferente as instituições que prosperam?
  • Qual é o comportamento de doadores e financiadores?
  • Quais são as tendências do setor?
  • Qual networking é relevante para o momento atual?
  • Quais oportunidades podem gerar crescimento?

De antemão, uma sugestão para materializar essa prática de refletir permanentemente é criar um conselho. Ele vai catalisar essas visões e pensar a respeito delas. Entretanto, para funcionar, o grupo tem que ser diverso, trazer diferentes repertórios e experiências e permanecer por  um período determinado de tempo, garantindo que haja renovação.

Assim, as propostas vindas do conselho não obrigatoriamente serão implementadas, porém, servirão para inspirar, instigar e sustentar as tomadas de decisão.

2.Forma de pensar

Falar a respeito de mentalidades é recorrente nos ambientes de negócios e de trabalho. Do mesmo modo, no Terceiro Setor não pode ser diferente. 

Isso porque a forma de pensar e de enxergar as coisas naturalmente direciona as ações e decisões, algumas mentalidades devem ser estimuladas:

  • Crescimento e abundância

Significa entender que o crescimento depende de parcerias internas e externas. Nesta linha, as conexões exigem relações de troca. Esse também é o modo de pensar que planeja a expansão e oferece ajuda e parceria.

Esse modelo de pensar incentiva a começar algo usando o que está disponível inicialmente, ou seja, não parar por não considerar que o cenário ou os recursos ainda não são os ideais.

  • Comportamento empreendedor

Em síntese, é acreditar no poder de gerar mudanças e trazer soluções reais. Bem como diz respeito a ouvir todos os stakeholders, testar as possibilidades e praticar melhorias constantes.

3.Visão

Infelizmente, não é raro que o sonho das organizações seja bastante limitado – em termos de pessoas ou território beneficiado ou com relação à capacidade de investimento financeiro e de impacto gerado. 

Neste sentido, o pilar da visão acaba sendo determinante. Aqui fala da ousadia de pensar grande, idealizar expansão, ir além e ter a resposta para a seguinte pergunta: “onde queremos estar daqui a alguns anos?”.

O crescimento é um caminho a ser percorrido. Ele começa com a visão a respeito de onde chegar. 

4.Recursos para o crescimento da organização

O pilar que concretiza a visão é o recurso.

Para começar, a sustentabilidade financeira não pode estar vinculada exclusivamente às necessidades que surgem. Outro fato é que o recurso vindo como contribuição tem limitações e imprevisibilidade.

Por esse motivo, a saída é que as organizações aprendam a gerar valor para as suas fontes de recurso: ouvir as necessidades das empresas, pessoas, governo e sociedade e, a partir daí, entender como promover contrapartidas. Esse processo leva a um fluxo de captação mais sustentável e recorrente.

Do mesmo modo, mais um fator vital com relação ao recurso é a aplicação estratégica. Ela envolve planejamento, clareza a respeito das possíveis avenidas de crescimento, avaliação dos recursos humanos disponíveis e quais são necessários.

Enfim, todo o conjunto de conhecimento que apresentado aqui faz parte de uma das metodologias desenvolvidas pela Ago Social. Com ela, é possível multiplicar resultados e elevar o impacto gerado na organização a níveis muito elevados. Logo, será recompensador colocar cada um deles em prática!

Na sua organização, como esses pilares existem e são praticados?

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