Quando falamos de Organizações sociais, uma das estratégias primordiais para garantir a manutenção das atividades é um sistema bem definido para captação de recursos.
Ter uma estrutura bem definida (modelo de negócio), um planejamento estratégico de captação de recursos, além de determinação e foco para seguir esse planejamento ajuda a otimizar a captação de recursos e diversificar sua carteira.
O que é a sustentabilidade financeira?
É quando uma organização possui os recursos necessários para se sustentar. Mão-de-obra, materiais e dinheiro são exemplos de recursos.
Uma das formas mais eficientes de alcançar sustentabilidade econômica é a diversificação das fontes de receita, justamente para trazer a segurança de que em períodos de baixa econômica, ou até mesmo se uma das fontes sofrer um corte, a organização terá recursos suficientes para manter suas atividades de impacto socioambiental.
Para operacionalizar é ideal investir em profissionais capacitados para a função, que entendam do assunto. Assim, o planejamento será mais assertivo e a organização terá capacidade de pensar a longo prazo.
Benefícios de ter um sistema estruturado de mobilização de recursos:
- Previsibilidade financeira
- Sair da sensação de sufoco por falta de planejamento
- Tranquilidade em relação a sustentabilidade da organização
- Maior possibilidade para inovar e criar novos projetos
- A gestão passa a focar em assuntos mais estratégicos
Como começar a captar recursos?
Saiba em detalhes seu projeto e os diferenciais
Ter um projeto bem planejado e que demonstre a transformação que o seu trabalho causa é essencial para conquistar apoiadores em potencial.
Mostre a sua paixão pela causa, exponha o que faz os seus olhos brilharem.
Quais são os diferenciais do seu projeto?
Vá a fundo e entenda o mercado para desenvolver algo criativo, com embasamento e que agregue valor para o interlocutor.
Você pode fazer uma série de pesquisas para saber quais são as organizações que já existem no mercado, o que elas fazem, quais são os principais meios de captação e como se estabeleceram com sustentabilidade.
Se inspire e entenda no que estas organizações se diferem da sua.
Chame a equipe para discutir sobre o projeto, como ele pode melhorar, quais são os pontos fortes e fracos.
Assim todos participam, agregam e você pode se surpreender com a visão individual da equipe e criar uma apresentação que chame a atenção do interlocutor mostrando inovações, diferenciais e o mais importante, paixão pelo projeto.
Veja também: Aula gratuita sobre tendências em captação de recursos
Saia da escassez e tenha uma mentalidade de abundância
Muitas vezes as organizações começam do nada e muito esforço é colocado para conquistar novos apoiadores. Muitos desafios surgem no caminho até que a organização alcance um caixa positivo. Nesse momento, é comum que haja receio de reinvestir os recursos que sobram.
Quando a organização passa a reinvestir os recursos obtidos para expansão da equipe, profissionalizar a área de marketing e captação, sai de um cenário estático e passa a ter olhar de inovação e evolução.
A atenção à saúde financeira é muito importante, mas é fundamental tomar cuidado para que isso não impeça o crescimento da organização.
Concentre-se nas suas maiores conquistas, relembre esses momentos e reconheça os passos que te levaram até lá.
Além disso planeje, monte uma estratégia pensando no que você já testou e deu certo, pesquise os cases de sucesso pertinentes para a sua organização e siga esse fluxo, com confiança fica mais fácil captar recursos.
Crie uma situação em que todos ganham, não adianta apenas captar recursos e beneficiar só o lado da sua organização. Para causar um impacto positivo é importante que todos tenham benefícios, isso inclui o doador, investidor do seu projeto.
Quais são os benefícios para estas pessoas e empresas que estão abraçando a causa?
Estude os potenciais apoiadores do seu projeto
Antes de fazer a sua apresentação estude as empresas e organizações que irá conhecer e que possuem interesse no seu projeto.
Utilize da escuta ativa com real interesse em saber quais são as necessidades daquelas pessoas para entender como você pode agregar e até quais pontos da apresentação serão mais interessantes para o potencial doador.
Saiba quais são os critérios e princípios da empresa e até mesmo a disponibilidade de recursos. Use e abuse da internet para descobrir aspectos importantes como a história, o que faz, qual o tamanho, se é nacional ou não, como está em relação à concorrência etc.
Sabendo os interesses do potencial doador, fica mais fácil entender o que o motiva e se faz sentido ingressar na sua causa.
Conheça o setor, crie uma rede de relacionamento e conheça o universo no qual você atua. Isso inclui as principais organizações de iniciativas semelhantes às suas, os principais apoiadores, as fontes de recursos existentes.
O conhecimento abre um leque de possibilidades. Se interesse pelas pessoas e não economize esforços para entender e se conectar profundamente com elas.
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