No dia 04 de março deste ano aconteceu, em Lisboa, Portugal, o BRASA Euroleads. O encontro é a maior conferência de estudantes brasileiros na Europa.
A Ago esteve lá representada pelo nosso parceiro Ayrton Gavloski, que acompanhou os painéis, conversou com os participantes e compartilhou tudo o que viu por lá!
Se você ainda não conhece este evento, acompanhe até o final. Você vai saber quem foram os palestrantes, entender a importância e quais tendências o Euroleads traz para o setor de impacto positivo do Brasil!
O que é o BRASA Euroleads?
As conferências BRASA foram criadas para os estudantes brasileiros que vivem no exterior. O espaço foi pensado para o debate de questões importantes para o nosso país, pensando em soluções futuras.
Organizada desde 2016, a EuroLeads é a versão que ocorre na Europa. Ela reúne esses jovens para gerar novas oportunidades, desenvolver a paixão pela transformação, bem como incentivar o comprometimento com o Brasil.
Pode-se dizer que se trata de um encontro das futuras lideranças brasileiras.
Duas gerações de Brasil
O tema da 6ª edição do BRASA Euroleads, que pela primeira vez aconteceu em Portugal, foi Duas Gerações de Brasil: De Onde Viemos e Para Onde Vamos.
A premissa foi de que não podemos mudar o passado, mas há possibilidade de estudar e compreender as diferentes gerações de Brasil para cocriar um futuro de novos olhares de esperança e de possibilidades.
Na ocasião da abertura, o Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz, incentivou a força jovem como principal agente de uma mudança global. O secretário afirmou que “cabe à geração jovem utilizar toda a informação, tecnologia e poder de comunicação global pelas redes sociais para combater a ingenuidade do povo, zerar os impactos ambientais e divulgar a Ciência, uma Ciência para todos”.
Temas de debate
Entre painéis protagonizados por líderes de diversos setores, workshops, entrevistas e uma feira de carreiras, os participantes tiveram a possibilidade de fazer muito network e se conectar a assuntos atuais e importantes.
Arte e cultura
A Arte e a Cultura ocupam um papel proeminente na expressão cultural da sociedade brasileira e seu papel vai muito além do entretenimento. Esse ponto de vista foi reforçado em um dos painéis da conferência.
Com a evolução dos meios de comunicação e a maior liberdade de expressão dos últimos anos, os artistas passaram a ter à disposição novas formas de se comunicar com o público. Neste sentido, eles se engajam em debates sociais e políticos, por meio do uso da arte como uma forma de ativismo. Essa constatação levou a um debate de como os artistas podem contribuir para avanços em debates úteis à sociedade.
Ciência e inclusão
O BRASA Euroleads trouxe o tema do empoderamento feminino discutindo a presença mulheres na ciência, a igualdade de gênero e a sororidade.
Para o painel, foram convidadas mulheres de altíssima representatividade:
- doutora Sonia Guimarães, a primeira mulher negra brasileira a se tornar Doutora em Física e a lecionar no ITA, cadeira que ocupa até o momento;
- doutora Duilia Fernandes de Mello, astrofísica e astrônoma, colaboradora da NASA e vice-reitora da Universidade Católica de Washington;
- Jaqueline Goes de Jesus, brasileira negra e nordestina, doutora em Patologia Humana.
Essas grandes mulheres falaram do potencial inclusivo da Ciência a partir da nova geração e sua capacidade de diluir o conhecimento técnico e democratizá-lo. Em um balanço, destacaram que a força da juventude e da diversidade na ciência será, certamente, um dos alicerces da transformação global.
Setor privado e impacto social
Os convidados do BRASA Euroleads que fizeram parte deste painel apresentaram ideias inspiradoras para a transformação socioambiental do setor corporativo. Foi abordada a responsabilidade social e possíveis estratégias para inovar ambientes tecnológicos, entre elas, inclusão, diversidade e equidade.
A ideia foi defendida pela fundadora e CEO da IDE Social Hub, Elisangela Souza, primeira brasileira negra a fundar uma startup de impacto social voltada à promoção de desenvolvimento nas áreas tech e digital. O negócio conduzido por Elisangela integra um portal de empregos mais inclusivos no ecossistema empresarial.
A importância de times engajados, com mindset focado em solucionar desafios, foi apontada por Wellington Vitorino, fundador do Instituto Four e empreendedor eleito Forbes Under 30 na categoria terceiro setor e impacto social.
Já Gabriel Silva, ex-CFO do Nubank, mostrou o vínculo entre o impacto positivo e um produto que resolva um grande problema. Ele, que fundou a startup Mombak, empresa que atua na remoção de carbono, lembrou que “na Nubank, queríamos resolver as filas dos bancos e proporcionar empoderamento para as pessoas; resolvemos esse problema começando com um cartão de crédito, e depois fazendo outros produtos”.
Mídia e política
O painel sobre mídia e política tratou de temáticas e críticas significativas sobre a interação das pessoas com o meio em que vivem. Nesse contexto, o papel da imprensa e a relação unilateral com a política.
Considerando a recente jornada das eleições presidenciais brasileiras, vieram à pauta as fake news, assim como a ilegalidade no mundo real e digital.
Esporte e transformação
A conexão entre a inspiração vinda do esporte e a produção de mudanças foi o assunto que encerrou o evento. Flavio Canto, judoca brasileiro, mencionou aprendizados e valores proporcionados pela prática esportiva e que são capazes de fornecer elementos de transformação para as pessoas e a sociedade.
Em suas palavras, a “jornada de superação, inspiração e inteligência emocional” causa uma uma tranformação de dentro pra fora, gerando grandes benefícios.
Workshop BTG Pactual
O maior banco de investimentos da America Latina, o BTG PACTUAL, com quem a Ago tem parceria nos projetos Soma Meio Ambiente e Educação, ofereceu um workshop no BRASA Euroleads.
Eduardo Besser e Julia Pedroso falaram a respeito de recursos humanos. Um dos pontos foi a dinâmica aplicada aos sócios do banco. A estratégia de não possuir sócios que sejam apenas investidores, e sim, participantes ativos, cria um ambiente interno saudável. A alternativa oportuniza a convivência com pessoas talentosas e de alta performance, gerando maior crescimento e agregando valor à filosofia do “hard working and hands on”.
Com relação aos times de trabalho, as contratações dentro do BTG são pensadas para reforçar o espírito empreendedor de cada colaborador, fazendo com que sejam protagonistas de sua própria jornada. De acordo com Julia, o BTG Pactual está cada vez mais procurando desenvolver não apenas capacidades práticas, mas também habilitar a equipe no desenvolvimento sociointeracional ligado a psicologia, liderança de impacto, humanização dos processos e, principalmente, responsabilidades sociais e inclusivas.
Workshop Diversidade e Inclusão
Outro workshop do evento foi conduzido por Sonia Guimarães, que também participou do painel Ciência e Inclusão. A cientista realizou uma roda de conversa acerca da construção da bagagem profissional e dos desafios enfrentados durante essa trajetória.
Usando os temas da inclusão e diversidade, Sonia abordou a importância da luta constante pela igualdade de oportunidades, lembrando dos desafios enfrentados por ela desde o seu ingresso escolar até a jornada científica – por ser mulher e negra.
Reforçou, ainda, a importância de inspirar outras mulheres para que elas, além de serem vistas com igualdade, possam ser reconhecidas honrosamente por seus méritos.
A importância do BRASA
Muito mais que uma reunião de estudantes brasileiros no exterior, as conferências BRASA representam o futuro dos agentes de transformação do Brasil. As presenças de grandes nomes e empresas nos encontros, bem como o apoio de marcas mundialmente reconhecidas, mostra a dimensão do que acontece por lá.
Consequentemente, quando essas pessoas estão debatendo a respeito de questões que afetam diretamente a sociedade e o planeta, é fundamental saber o que está sendo dito e quais tendências podem direcionar as atitudes e decisões da nova geração!
Agora é com você. Comente aqui qual assunto achou mais importante dentro que foi falado na Euroleads!
Curadoria de conteúdo e edição do artigo: Fabíola Melo, redatora e roteirista.
Pesquisa e cobertura do evento: Ayrton Gavloski, professor e consultor educacional.