Home // Blog //
Evento BRASA Euroleads: notícias do maior encontro de estudantes brasileiros no exterior

Evento BRASA Euroleads: notícias do maior encontro de estudantes brasileiros no exterior

Arte ads blog

No dia 04 de março deste ano aconteceu, em Lisboa, Portugal, o BRASA Euroleads. O encontro é a maior conferência de estudantes brasileiros na Europa.

A Ago esteve lá representada pelo nosso parceiro Ayrton Gavloski, que acompanhou os painéis, conversou com os participantes e compartilhou tudo o que viu por lá!

Se você ainda não conhece este evento, acompanhe até o final. Você vai saber quem foram os palestrantes, entender a importância e quais tendências o Euroleads traz para o setor de impacto positivo do Brasil!

O que é o BRASA Euroleads?

As conferências BRASA foram criadas para os estudantes brasileiros que vivem no exterior. O espaço foi pensado para o debate de questões importantes para o nosso país, pensando em soluções futuras.

Organizada desde 2016, a EuroLeads é a versão que ocorre na Europa. Ela reúne esses jovens para gerar novas oportunidades, desenvolver a paixão pela transformação, bem como incentivar o comprometimento com o Brasil. 

Pode-se dizer que se trata de um encontro das futuras lideranças brasileiras.

Duas gerações de Brasil

O tema da 6ª edição do BRASA Euroleads, que pela primeira vez aconteceu em Portugal, foi Duas Gerações de Brasil: De Onde Viemos e Para Onde Vamos

A premissa foi de que não podemos mudar o passado, mas há possibilidade de estudar e compreender as diferentes gerações de Brasil para cocriar um futuro de novos olhares de esperança e de possibilidades.

Na ocasião da abertura, o Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz, incentivou a força jovem como principal agente de uma mudança global. O secretário afirmou que “cabe à geração jovem utilizar toda a informação, tecnologia e poder de comunicação global pelas redes sociais para  combater a ingenuidade do povo, zerar os impactos ambientais e divulgar a Ciência, uma Ciência para todos”.

Temas de debate

Entre painéis protagonizados por líderes de diversos setores, workshops, entrevistas e uma feira de carreiras, os participantes tiveram a possibilidade de fazer muito network e se conectar a assuntos atuais e importantes.

Arte e cultura

A Arte e a Cultura ocupam um papel proeminente na expressão cultural da sociedade brasileira e seu papel vai muito além do entretenimento. Esse ponto de vista foi reforçado em um dos painéis da conferência.

Com a evolução dos meios de comunicação e a maior liberdade de expressão dos últimos anos, os artistas passaram a ter à disposição novas formas de se comunicar com o público. Neste sentido, eles se engajam em debates sociais e políticos, por meio do uso da arte como uma forma de ativismo. Essa constatação levou a um debate de como os artistas podem contribuir para avanços em debates úteis à sociedade.

Ciência e inclusão

O BRASA Euroleads trouxe o tema do empoderamento feminino discutindo a presença mulheres na ciência, a igualdade de gênero e a sororidade.

Para o painel, foram convidadas mulheres de altíssima representatividade:

  • doutora Sonia Guimarães, a primeira mulher negra brasileira a se tornar Doutora em Física e a lecionar no ITA, cadeira que ocupa até o momento;
  • doutora Duilia Fernandes de Mello, astrofísica e astrônoma, colaboradora da NASA e vice-reitora da Universidade Católica de Washington;
  • Jaqueline Goes de Jesus, brasileira negra e nordestina, doutora em Patologia Humana.

Essas grandes mulheres falaram do potencial inclusivo da Ciência a partir da nova geração e sua capacidade de diluir o conhecimento técnico e democratizá-lo. Em um balanço, destacaram que a força da juventude e da diversidade na ciência será, certamente, um dos alicerces da transformação global.

Setor privado e impacto social

Os convidados do BRASA Euroleads que fizeram parte deste painel apresentaram ideias inspiradoras para a transformação socioambiental do setor corporativo. Foi abordada a responsabilidade social e possíveis estratégias para inovar ambientes tecnológicos, entre elas, inclusão, diversidade e equidade.

A ideia foi defendida pela fundadora e CEO da IDE Social Hub, Elisangela Souza, primeira brasileira negra a fundar uma startup de impacto social voltada à promoção de desenvolvimento nas áreas tech e digital. O negócio conduzido por Elisangela integra um portal de empregos mais inclusivos no ecossistema empresarial.

A importância de times engajados, com mindset focado em solucionar desafios, foi apontada por Wellington Vitorino, fundador do Instituto Four e empreendedor eleito Forbes Under 30 na categoria terceiro setor e impacto social.

Já Gabriel Silva, ex-CFO do Nubank, mostrou o vínculo entre o impacto positivo e um produto que resolva um grande problema. Ele, que fundou a startup Mombak, empresa que atua na remoção de carbono, lembrou que “na Nubank, queríamos resolver as filas dos bancos e proporcionar empoderamento para as pessoas; resolvemos esse problema começando com um cartão de crédito, e depois fazendo outros produtos”.

Mídia e política

O painel sobre mídia e política tratou de temáticas e críticas significativas sobre a interação das pessoas com o meio em que vivem. Nesse contexto, o papel da imprensa e a relação unilateral com a política.

Considerando a recente jornada das eleições presidenciais brasileiras, vieram à pauta as fake news, assim como a ilegalidade no mundo real e digital.

Esporte e transformação

A conexão entre a inspiração vinda do esporte e a produção de mudanças foi o assunto que encerrou o evento. Flavio Canto, judoca brasileiro, mencionou aprendizados e valores proporcionados pela prática esportiva e que são capazes de fornecer elementos de transformação para as pessoas e a sociedade.

Em suas palavras, a “jornada de superação, inspiração e inteligência emocional” causa uma uma tranformação de dentro pra fora, gerando grandes benefícios.

Workshop BTG Pactual

O maior banco de investimentos da America Latina, o BTG PACTUAL, com quem a Ago tem parceria nos projetos Soma Meio Ambiente e Educação, ofereceu um workshop no BRASA Euroleads. 

Eduardo Besser e Julia Pedroso falaram a respeito de recursos humanos. Um dos pontos foi a dinâmica aplicada aos sócios do banco. A estratégia de não possuir sócios que sejam apenas investidores, e sim, participantes ativos, cria um ambiente interno saudável. A alternativa oportuniza a convivência com pessoas talentosas e de alta performance, gerando maior crescimento e agregando valor à filosofia do “hard working and hands on”.

Com relação aos times de trabalho, as contratações dentro do BTG são pensadas para reforçar o espírito empreendedor de cada colaborador, fazendo com que sejam protagonistas de sua própria jornada. De acordo com Julia, o BTG Pactual está cada vez mais procurando desenvolver não apenas capacidades práticas, mas também habilitar a equipe no desenvolvimento sociointeracional ligado a psicologia, liderança de impacto, humanização dos processos e, principalmente, responsabilidades sociais e inclusivas.

Workshop Diversidade e Inclusão

Outro workshop do evento foi conduzido por Sonia Guimarães, que também participou do painel Ciência e Inclusão. A cientista realizou uma roda de conversa acerca da construção da bagagem profissional e dos desafios enfrentados durante essa trajetória. 

Usando os temas da inclusão e diversidade, Sonia abordou a importância da luta constante pela igualdade de oportunidades, lembrando dos desafios enfrentados por ela desde o seu ingresso escolar até a jornada científica – por ser mulher e negra.

Reforçou, ainda, a importância de inspirar outras mulheres para que elas, além de serem vistas com igualdade, possam ser reconhecidas honrosamente por seus méritos.

A importância do BRASA

Muito mais que uma reunião de estudantes brasileiros no exterior, as conferências BRASA representam o futuro dos agentes de transformação do Brasil. As presenças de grandes nomes e empresas nos encontros, bem como o apoio de marcas mundialmente reconhecidas, mostra a dimensão do que acontece por lá.

Consequentemente, quando essas pessoas estão debatendo a respeito de questões que afetam diretamente a sociedade e o planeta, é fundamental saber o que está sendo dito e quais tendências podem direcionar as atitudes e decisões da nova geração!

Agora é com você. Comente aqui qual assunto achou mais importante dentro que foi falado na Euroleads!

Curadoria de conteúdo e edição do artigo: Fabíola Melo, redatora e roteirista.

Pesquisa e cobertura do evento: Ayrton Gavloski, professor e consultor educacional.

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ago Social - anos do ESG
ESG

ESG: Quem se importa, ganha?

Não muito tempo atrás, antes do ESG fazer parte das pautas corporativas, eram raros os ambientes nos quais se pensava em questões como destinação de

Continuar lendo