Você já passou por uma situação em que teve que apresentar a sua ideia ou até mesmo o seu empreendimento socioambiental para potenciais clientes ou investidores? Isso é o que chamamos um pitch de vendas.
É um grande desafio, principalmente porque geralmente o tempo é curto. Em alguns minutos, você precisa convencer alguém que muitas vezes nunca ouviu sobre a sua organização a adquirir seu produto/serviço ou investir no seu empreendimento.
Nesse momento, você pode se perguntar: o que não pode faltar no meu pitch de vendas? Quais fatores devo considerar? Como agregar valor ao meu produto/serviço?
Com o tempo você pegar o jeito vai ficar fácil montar uma apresentação rápida, objetiva e que mostre as potencialidades da sua ideia ou negócio social.
Para te ajudar com isso montamos uma lista com 6 dicas que vão te nortear a criar um pitch de vendas de sucesso:
Para te ajudar a definir este objetivo é interessante ter a resposta para estas perguntas:
Cada público tem suas prioridades. Enquanto consumidores geralmente terão maior interesse nos benefícios do seu produto/serviço, potenciais investidores tendem a dar maior atenção a dados de mercado, definição clara de modelo de negócio e de geração de receita.
Seu discurso deve sempre estar alinhado a essa questão para que você consiga dar destaque às informações que são realmente importantes para o seu interlocutor.
Tenha clareza disso. Assim como a importância de olhar para seu interlocutor, é importante lembrar o motivo de estar apresentando o seu negócio. Evite criar um único discurso para múltiplos objetivos e deixe claro desde o início da apresentação o que você busca:
Ex.: Olá, NOME, eu sou a NOME, da Ago Social. Meu objetivo com essa apresentação é tirar todas as suas dúvidas sobre o programa AcelerAção e entender se ele faz sentido para o desenvolvimento do seu negócio no momento.
Pode parecer óbvio. Se a apresentação é para um potencial cliente, tendemos a acreditar que o sucesso de um pitch de vendas é a geração de uma venda. Porém, existem outras formas de perceber que o objetivo foi cumprido.
Dica: peça feedbacks do seu interlocutor. Entenda se a sua proposta ficou clara ou se restaram muitas dúvidas. Esse é um caminho para entender se o seu objetivo de apresentar a sua solução com clareza e objetividade foi cumprido, por exemplo.
Empreendimentos são feitos por pessoas. Portanto, não deixe de falar da sua jornada:
Conte sua história. Lembre do que te levou a criar seu negócio de impacto socioambiental e compartilhe um pouco dessa jornada com seu interlocutor.
Por que você busca resolver um problema socioambiental? Como ele te afeta? Por que ele te incomoda? Essas sentenças vão te ajudar a explicar o propósito do seu empreendimento.
Na hora de montar um pitch de vendas, reserve um espaço na apresentação para os seguintes pontos:
Provas sociais são essenciais para mostrar a transformação que você causa e dar maior credibilidade ao seu empreendimento. Conte histórias reais de pessoas que foram impactadas positivamente com seu produto/serviço.
Você pode utilizar recursos como: depoimentos em vídeo, texto e imagens de antes e depois.
Quais são as pessoas que estão por trás da marca? Quem faz o seu impacto acontecer?
A humanização dentro de um negócio é cada vez mais importante. Apresentar o seu time demonstra credibilidade e profissionalismo, mas acima de tudo, que você valoriza quem está junto de você.
Ao final do seu pitch de vendas, é o momento de reforçar questões importantes apresentadas:
Quer ainda mais dicas para melhorar seu pitch de vendas? Conheça o reactAGO, nosso novo quadro do YouTube, em que reagimos aos pitchs de vendas dos membros da comunidade de ex-alunos dos nossos programas:
No primeiro episódio, a Selma da Trilha da Sustentabilidade contou mais sobre o seu empreendimento e destacamos alguns pontos importantes sobre a apresentação.
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