Você sabe o que é cadeia de valor sustentável?

Você sabe o que é cadeia de valor sustentável?

“A cadeia de valor é o rastro e o legado que a empresa herda e deixa no mundo. É o potencial de impactos positivos que podemos estimular no que está atrás e na frente de nós.”

Ivan Staicov, Consultor de sustentabilidade na Cap’nTree

Em linhas simples, ter uma cadeia de valor sustentável consiste em estabelecer uma rede de parceiros responsáveis, que inclua os prestadores de serviço, a mão-de-obra contratada, os fornecedores de insumos, entre outros, de forma a manter uma postura alinhada às práticas sustentáveis do negócio social. Para entender melhor o conceito de cadeia de valor, podemos citar o exemplo do projeto Diálogos Pró-Açaí, desenvolvido pelo Instituto Terroá. Nele, foram organizadas uma série de atividades junto aos atores-chave, a fim de criar diálogos contínuos e fluidos para promover e fortalecer a sustentabilidade na cadeia.  

Na visão do Orlando Nastri*, o primeiro passo precisa ser dado no momento de contratar o parceiro/funcionário, quando da reunião ou bate-papo. “O objetivo é perceber a intencionalidade das pessoas, que precisam ter um sentimento genuíno de querer gerar uma transformação social. Trata-se de uma questão de valores e de cultura.”

Empreender em negócios sociais, portanto, não pode ser visto como modismo ou oportunidade de ganhar dinheiro. Por isso, é importante garantir que todos os envolvidos no projeto tenham realmente o propósito de colaborar com a mudança positiva da sociedade. “A essência da Cadeia de Valor Sustentável está no cuidado com o outro e com o meio em que vivemos!”, explica Nastri.  

E continua: “A ISO 20400, normativa internacional de sustentabilidade na cadeia de valor, direciona melhores práticas em planejamento, execução e controle de fornecedores, assegurando a governança devida. Por exemplo, em uso de energia em um contrato industrial, é possível priorizar a energia renovável e acompanhar a mitigação de CO2. Em compras com negócios locais, é possível monitorar a geração de renda adicional para a comunidade, etc”.  

Como resultado, a cadeia de valor sustentável possibilita obter um aumento do benefício social gerado. Ao canalizar energias por meio da colaboração dos vários empreendedores do ecossistema há um fortalecimento da missão e sustentabilidade do negócio.  

Para saber mais, fique de olho no blog da Ago Social! Temos novas postagens toda semana!


*Orlando Nastri

Executivo de sustentabilidade experiente com um histórico comprovado de liderança de projetos e pessoas em Economia Circular, Responsabilidade Social Corporativa, Negócios de Impacto Social e Estratégia ESG.

Experiência corporativa com interlocução e reporte para C-Level em multinacionais B2B / B2C, bem como conhecimento de campo e atuação em todas as regiões do Brasil. Graduado em administração (USP), educação executiva em inovação (Stanford) e mestre em sustentabilidade (FGV).

Adicione um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.