Você tem uma ideia incrível, surpreendente mas, se não souber transmitir isso para o interlocutor, de que adianta? Precisamos passar a nossa mensagem de maneira clara, concisa e envolvente para conquistar novos colaboradores, captar recursos para a organização ou até mesmo vender produtos para clientes.
Nos conectamos com histórias, isso acontece desde os primórdios. Antes mesmo da escrita, perpetuamos a cultura através de contos e histórias.
O storytelling é a capacidade de transmitir uma mensagem de forma inesquecível utilizando narrativas envolventes. É a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias para se conectar com o interlocutor a nível emocional e ser eficiente na sua linguagem.
Usando essa técnica você garante que está produzindo um material autêntico. Mesmo que o conteúdo já seja amplamente disseminado, as histórias são únicas e passam um sentimento. Assim você se conecta profundamente com o interlocutor.
Benefícios de aplicar o storytelling nas apresentações da sua organização:
- Gera conexão e identificação
Quando uma boa história é contada, desperta o interesse e a atenção de quem está lendo ou ouvindo.
Naturalmente nos colocamos no papel do personagem da história e imaginamos a situação acontecendo. Escolha bem os elementos da história, assim você cria uma atmosfera completa para o espectador se envolver.
- Desperta emoções e sensações.
Quando nos deparamos com uma situação, ela fica gravada na nossa memória em forma de sensação, sentimento.
As histórias têm o poder de despertar este lado inconsciente fazendo com que o espectador relembre situações semelhantes que passou e associe rapidamente à história que está sendo contada.
Exemplo sem storytelling:
Público: “Nós ajudamos empreendedores sociais e profissionais que atuam pelo impacto positivo”
Desafios: “Apoiamos essas pessoas com a simplificação de assuntos complexos, para que sejam de fácil aplicação no dia a dia de suas organizações”
Solução: “Assim, a Ago dá suporte para essas pessoas se desenvolverem e conseguirem gerar ainda mais transformação social.”
Exemplo com storytelling:
Público: “Fulano tem 28 anos e mora em uma favela na cidade de São Paulo. Há alguns anos estrutura ações de doação de cestas básicas na comunidade juntamente à Igreja.”
Desafios: “Durante os primeiros meses de trabalho, se depara com dúvidas e dificuldades sobre como estruturar essas ações de forma mais profissional, pois nem sempre consegue viabilizar as cestas e acaba se frustrando por não conseguir ajudar todo mundo.
Quase todo conteúdo que encontra na internet é muito técnico, o que dificulta seu processo de evolução. Além disso, não tem contato com ninguém que possa o ajudar”
Solução: “A partir de pesquisas, encontra o programa Empreendedorismo Social na Real, da Ago Social. Ao participar do curso, percebe uma coisa que nem se dava conta: que era um empreendedor social.
Com isso, Fulano também percebe que precisa definir um modelo de negócio e que pode buscar parcerias com pequenos mercados da região inicialmente para conseguir viabilizar cestas de forma recorrente, podendo gerar ações mais consistentes e começar a estruturar uma organização sustentável financeiramente.”
Como começar a aplicar:
Crie uma ordem cronológica.
Leve o interlocutor de um ponto para o outro seguindo uma linha de raciocínio e ordem lógica de fatos e acontecimentos.
Uma estrutura simples a ser seguida é:
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
Para evoluir ainda mais na estrutura de storytelling você também pode aplicar um conceito amplamente utilizada em grandes romances, filmes e até mesmo estratégias de marketing: a jornada do Herói.
Por fim, aí vão mais alguns insights sobre storytelling que você pode aplicar na hora de contar histórias envolventes sobre o seu empreendimento:
- Torne a história pessoal
Crie uma história semelhante à realidade, com nomes, ações e elementos os quais o interlocutor possa se identificar.
- Transmita sensações positivas
Durante o desenvolvimento da história podem ser apresentados os desafios, obstáculos e dificuldades vividos pelas pessoas antes de serem impactadas pelo seu empreendimento.
O importante é promover sentimentos positivos durante a maior parte da história e sempre concluir a história com estes sentimentos, mostrando como a vida dessa pessoa (fictícia ou não) é impactada positivamente depois do contato com a solução apresentada pela sua organização.
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