Home // Blog //
Seu negócio social é viável?

Seu negócio social é viável?

seu-negocio-social-e-viavel

 A percepção de que é possível empreender e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de vida de um grupo de pessoas tem atraído cada vez mais empreendedores para os negócios sociais. Gerar, ao mesmo tempo, impacto social e valor econômico, entretanto, é um grande desafio.

Índice

Um negócio de impacto social continua sendo um empreendimento e, portanto, precisa ser viável para sobreviver. “Um tema que é ainda pouco abordado no ensino e acelerações de impacto social no Brasil e que é um grande desafio é a análise de viabilidade de negócios de impacto de maneira prática e realista, para que se possa avaliar se o negócio social é viável ou não, antes de tirá-lo do papel”, comenta Flávia Feliz, mestre em Empreendedorismo Social pela Marshall Business School, da University of Southern California.

Nesse contexto separamos algumas dicas:

  • Defina um problema social claro, entendendo o contexto local, entrevistando e conversando com as partes interessadas
  • Crie com todas as partes interessadas soluções, teste e aperfeiçoe 
  • Realize pesquisas e outros métodos investigativos para descobrir as reais necessidades dos seus futuros clientes
  • Se o beneficiário não pode pagar pelo produto/serviço, quem vai pagar a conta? O que você vai agregar de valor para esta parte que gera receita?
  • Entenda o ecossistema em que seu negócio estará inserido para desenvolver soluções que sejam complementares e inovadoras em relação a outras iniciativas já existentes e também pensem de forma sistêmica.
  • Comece a construir o seu modelo de negócio. Não esqueça de contemplar projeções financeiras como: os recursos (financeiros, materiais etc.) que já estão disponíveis, a expectativa de receitas e despesas do seu negócio, possíveis formas de financiamento, uma estimativa de fluxo de caixa, entre outros.
  • Converse com investidores anjos, que são pessoas engajadas em orientar e apoiar empreendedores iniciantes, e podem dar dicas importantes sobre o mercado.

A importância de conversar com investidores e outros atores do mercado financeiro é reforçar o olhar financeiro, afinal o empreendimento precisa parar de pé. Além disso, se queremos que ele gere um impacto expressivo, este modelo precisa permitir escala. 

Impacto Social

A viabilidade de um negócio social, entretanto, não se dá só pela avaliação de seu valor econômico. O empreendedor precisa não só conhecer a fundo seu público e produto, mas também – e principalmente – o propósito daquele negócio, ou seja, qual problema social ele vai ajudar a resolver.

É imperativo ter empatia pela causa, conhecer o problema que pretende impactar e seus atores, ou seja, as pessoas e suas peculiaridades. É preciso se colocar no lugar daquele a quem se busca beneficiar, a fim de conhecer suas motivações e necessidades. Para Flávia, “não é necessário reinventar a roda, basta olhar o que os atores estão fazendo e perceber se há alguma maneira de realizar o seu propósito de maneira colaborativa”.

Se você tem empatia e conhece seu público, é momento de definir a intencionalidade do seu negócio, é ela quem permite agir em cima dos problemas reais encontrados e definir as metas para atingir o seu propósito social que é o objetivo principal do seu negócio, sua missão empreendedora.


Pronto para empreender? Continue conosco! Acompanhe nossas publicações e faça perguntas!

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também