O que são empreendimentos sociais?

O que são empreendimentos sociais?
Esta é uma pergunta de muitas possíveis respostas.

Em linhas gerais, os empreendedores sociais dedicam-se a resolver problemas sociais, focando muito além do resultado financeiro.

Nas palavras do ICE: “O empreendedorismo social é um campo de ação socioambiental e de realização de negócios, que visa atingir duas metas consideradas irreconciliáveis: geração de impacto social e de valor econômico.” É importante visualizar a diferença existente entre o empreendedor tradicional e o empreendedor social, sendo a principal delas a busca por objetivos sociais (DEES, 2001).

Empreendedor Tradicional

Tem como objetivo a captura de resultados e para isso utiliza uma lógica focada no interesse próprio, demarcada por visões e ferramentas como vantagem competitiva, segredos de mercado, maximização dos lucros, controle de mercado, entre outras.

Empreendedor Social

Ele está focado no empoderamento das partes, gerando uma mudança sistêmica e sustentável, que maximize o impacto e crie valor para a sociedade (SANTOS, 2015). No Brasil temos muitos grandes exemplos de empreendimentos sociais. Os Prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro, organizados pela Folha de São Paulo vem há muitos anos destacando estes exemplos: https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/. Foto da capa: os empreendedores sociais dedicam-se a resolver problemas sociais, focando muito além do resultado financeiro.

Adicione um comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.