Quando iniciamos uma jornada empreendedora, nos deparamos com diversos desafios sendo alguns deles:
- Entender qual o verdadeiro impacto da organização na vida das pessoas;
- Ter uma proposta disruptiva e não saber comunicar este propósito;
- Engajar o cliente e os beneficiários do projeto;
- Inovar constantemente;
- Ter uma equipe coesa;
- Entender quais são os potenciais clientes e seus perfis ou até mesmo;
- Estruturar sua organização de forma sustentável em todos os aspectos.
Você já passou por algo parecido?
Precisamos ter resiliência e foco para lidar com os desafios do dia-a-dia, causar uma transformação real na sociedade e viver do propósito e impacto positivo. Se apaixone pela solução que você trás para todos à sua volta.
Para saber mais sobre o tema, tivemos uma aula gratuita sobre empreendedorismo feminino na qual a Laís Higashi da Litro de Luz, a Grazielly Silva do Repagina.me, a Andréa Gomides do Instituto Ekloos e a Janine Silva da Klumie contaram sobre como ingressaram no ecossistema de impacto e trouxeram uma abordagem sobre o que é o empreendedorismo feminimo.
Antes de ingressar no mercado, o primeiro passo que muda completamente a estratégia da empresa é entender quem é a persona, qual é o público que você quer atender.
Essa organização verdadeiramente muda a vida das pessoas?
Além de pensar nas ideias inovadoras e impacto socioambiental devemos pensar no que o cliente precisa e saber o que de fato você está solucionando.
Dicas poderosas para construir uma organização de impacto:
A Andréa Gomides do Instituto Ekloos diz que:
- O primeiro ponto é a capacitação, isto é, buscar conhecimento técnico, participar de cursos e programas de aceleração;
- Segundo ponto: desenvolver um bom plano de negócios, a começar pela planilha de viabilidade financeira (quais são seus custos fixos, quais são seus custos variáveis e qual é o volume de vendas que você precisa ter para que o seu negócio fique de pé).
Grazielly Silva do Repagina.me pontuou 3 coisas:
- Resiliência é essencial na jornada empreendedora;
- Não se apaixone pela sua ideia e sim pela solução que você traz. “A nossa primeira ideia é sempre a mais burra”;
- Importância de colocar a mão na massa. “Você só vai aprender fazendo”.
As duas dicas principais da Janine Gomes da Klumie foram:
- Conhecer muito bem a sua persona e entender a fundo qual problema ela enfrenta;
- Estudar seus concorrentes e saber qual será o seu diferencial.
A Laís Higashi da Litro de Luz ressaltou:
- A importância de consultar pessoas de fora. Por estarmos muito imersos no projeto e podemos deixar passar algum detalhe importante;
- E entender que você não precisa fazer tudo sozinha. Aprenda a delegar, busque uma visão do todo e esteja com pessoas que agreguem.
Para saber mais sobre empreendedorismo feminino, acesse a aula gratuita no youtube clicando AQUI