Já imaginou receber em 1 minuto toda a informação necessária para continuar realizando um trabalho excelente? Este é o princípio do livro ‘O gerente-minuto’ do Ph.D Ken Blanchard.
Quando vamos apresentar informações e feedbacks àqueles que estão atuando conosco em projetos importantes, a comunicação efetiva contribui para o desenvolvimento da autonomia e produtividade do seu time
1- Vai entregar informações ruins? Primeiro concentre nas boas!
Iniciar com os pontos positivos ajuda a estimular a produção de informações positivas, algo extremamente necessário para que o processo de aprendizagem ocorra tranquilamente.
Entregar notícias ruins quando a pessoa não está em seu melhor estado emocional pode causar o desentendimento da mensagem, por conta do nível de estresse presente no sistema.
Ao começar o bate-papo com as coisas positivas, criamos um espaço seguro para a troca de informações visando sempre o benefício mútuo, onde o colaborador pode melhorar o seu serviço. O coordenador e a empresa ganham um trabalho de mais qualidade dentro da instituição.
Mas cuidado: as pessoas percebem quando os elogios e os pontos positivos colocados são pretexto para falar dos pontos negativos. Apresente os pontos positivos de forma genuína, demonstrando que você reconhece o que está indo bem e que as melhorias são necessárias para o desenvolvimento do colaborador.
2 – Entregue as boas e ruins em 1 minuto!
Qual a coisa mais valiosa que temos? O tempo!
Ao resumir as informações de forma clara e concisa, fazendo o máximo para entregar cada feedback em 1 minuto. Valorizamos o tempo e o esforço de realizar essas reuniões.
Quando a reunião se estende para além de um tempo considerado efetivo, corremos o risco de criar uma desconexão em relação ao processo e damos brechas ao desentendimento e a perpetuação do hábito não produtivo.
Pense no que vai dizer e entregue cada ponto positivo e queixa de uma forma que permita a construção de uma solução efetiva e valorize o tempo das pessoas.
3 – Alinhamento é essencial para que o feedback seja efetivo
Esse ponto foi apresentado em nossa aula gratuita sobre os desafios enfrentados por gestores e gestoras que atuam por propósito, ministrada por Alexandre Amorim, cofundador da Ago Social e da ASID Brasil.
É preciso entender que para que os feedbacks sejam coerentes, é necessário alinhamento prévio. Estabeleça acordos, com menos imposição de metas e objetivos e mais comprometimento por parte dos membros da equipe. Alinhe sempre qual é o comportamento esperado para que cada pessoa saiba seu papel dentro da organização e para que os feedbacks sirvam como uma revisão dos acordos firmados.
Na hora de definir indicadores de desempenho, tenha isso em mente. Permita que o seu time faça parte da definição de objetivos e metas. Dessa forma, você conseguirá mais comprometimento, a criação de um senso de colaboração e a autonomia das pessoas do time. Assim elas terão mais clareza de onde precisam chegar.
Quer se preparar para os desafios da liderança para o impacto? Confira a aula completa agora mesmo!
Aula #8 – Liderança para o impacto: conheça casos práticos de desafios enfrentados por gestores
Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter para receber as atualizações e eventos da AGO em seu email.