Home // Blog //
Como empreender em negócios sociais e manter a preservação do propósito?

Como empreender em negócios sociais e manter a preservação do propósito?

como-empreender-em-negocios-sociais-e-manter-a-preservacao-do-proposito

“Negócios sociais se constituem em empreendimentos cuja missão é o impacto social, e são importantes na medida em que contribuem para a melhoria de vida de muitas pessoas, ao colaborar para a diminuição do impacto das desigualdades sociais”.

Muhammad Yunus

Índice

O grande desafio de empreender em negócios sociais no Brasil e no mundo, está em manter o foco na geração do impacto social e, ao mesmo tempo, obter receita, para que o negócio seja sustentável e capaz de promover a redução das desigualdades sociais, sua principal missão.

No entanto, como combater as ideias pré-existentes de retorno do investimento com obtenção de lucro?

Pesquisas demonstram que é preciso ter um pensamento mais amplo. É necessário pensar além do empreendedorismo tradicional para ser capaz de enxergar as novas possibilidades e necessidades da sociedade como um todo, ampliando o foco para gerações futuras, a fim de romper com as desigualdades, oferecendo oportunidades de crescimento e superação.

A mudança tem que vir na ideia do negócio social, na definição do impacto a ser gerado.

O consultor britânico Simon Sinek, evidenciou, em uma palestra apresentada em 2009, que isso pode ser bastante simples: basta pensar no propósito social em primeiro lugar, ou seja, pensar na razão de empreender e, nos caminhos possíveis para alcançar os resultados sociais almejados. para isso é necessário focar primeiro no porquê fazer. Decidido o porquê basta consolidá-lo sem o perder de vista.

A preservação do propósito depois que as primeiras metas são atingidas é essencial, pois o desafio de empreender em negócios sociais passa pelas mesmas agruras do empreendedorismo nas demais áreas: nos primeiros anos a principal questão pode ser a de sobrevivência financeira, só que com um diferencial, que é o de manter o equilíbrio entre gerar receita sem se deixar seduzir pelo sucesso econômico ou pela filantropia.

É essencial preservar o propósito para que ele não tenha um olhar apenas capitalista.

Fernanda Andreazza*, explica que: “somente uma administração sólida será capaz de gerir um planejamento estratégico de impacto social a longo prazo”. Ela coloca também que a possibilidade de enxergar a mudança social gerada, através de métricas passíveis de ser mensuradas, trará a energia necessária para que a missão do negócio não se perca.

Apesar de parecer complexo, vivemos em um mundo de grandes transformações, onde é cada vez maior o número de consumidores conscientes, os quais não buscam apenas o melhor produto ou o melhor preço, mas sim a melhor empresa e o conceito de excelência empresarial hoje se está na capacidade de conciliar bem-estar social e qualidade.


*Fernanda Andreazza

Empresária Advogada do Setor, Acadêmica e Investidora Social

Sócia do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados (OAB/PR 1.311). Formada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1995). Pós-Graduada em Direito Processual pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos – IBEJ/PR (1996). Pós-Graduada em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET (2013). Professora convidada da pós-graduação da FAE Business School em Direito do Terceiro Setor e Organizações Empresariais (2016 – até o momento). Foi membro da Comissão de Acessibilidade da OAB/PR e da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/PR. Atua em Direito do Terceiro Setor, Direito Tributário, Negócios Sociais, Empreendedorismo e Governança para o Terceiro Setor e Negócios de Impacto.

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ago Social - anos do ESG
ESG

ESG: Quem se importa, ganha?

Não muito tempo atrás, antes do ESG fazer parte das pautas corporativas, eram raros os ambientes nos quais se pensava em questões como destinação de

Continuar lendo