Confira os segredos da campanha do Banco da Providência no Dia de Doar de 2019. A organização arrecadou R$164 mil em apenas um dia! Este valor só foi possível devido à mobilização da rede, ajuda de parceiros e muito planejamento!
No Dia de Doar 2019, a ONG Banco da Providência realizou a campanha Mulheres Empreendedoras. Uma das beneficiárias era a Bruna, cujo depoimento está aqui embaixo.
A meta era ousada: captar R$ 80 mil em um dia com financiamento coletivo para capacitar, monitorar e apoiar empreendimentos de 40 mulheres moradoras de comunidades de periferia do Rio de Janeiro.
A campanha tinha um impulso especial: para cada R$1 real arrecadado, o Instituto Phi doaria mais R$1. Esse sistema é conhecido como matchfunding.
O resultado? Sucesso total! O valor total arrecadado foi de R$164 mil, mais que o dobro da meta!! Esse valor foi atingido com a doação de aproximadamente 150 pessoas.
Matchfunding é uma modalidade nova e muito promissora de captação de recursos. Nela, um parceiro dobra ou triplica as doações arrecadadas numa campanha. Em 2019, matchfundings movimentaram R$4milhões no Brasil. Projeta-se um crescimento exponencial para 2025, quando matchfundings podem movimentar R$6,5 bilhões!
6 dicas matadoras desta campanha
O que podemos aprender com este case incrível?
1. Prepare-se com antecedência! – Apesar da campanha estar aberta apenas no Dia de Doar, o Banco da Providência começou a prepará-la muito antes. Não deixe para a véspera.
2. Estabeleça uma meta – Defina o valor que você deseja arrecadar, seguindo estes três passos:
Passo 1: Decida o que você quer fazer com o recurso da campanha e calcule quanto você precisa arrecadar.
Passo 2: Some a este valor custos da plataforma (se a campanha for online), das recompensas (se enviar recompensas em troca das doações) e outros custos relacionados à campanha.
Passo 3: Avalie se a sua meta é do tamanho da sua rede. Se você não tiver uma rede de contatos significativa e a sua meta for elevada, reconsidere o valor.
3. Tenha um mote claro, que engaje as pessoas – Repare que a campanha do Banco da Providência teve um foco claro – mulheres empreendedoras – e um resultado tangível – 40 beneficiárias. As pessoas tendem a doar mais para campanhas com apelo claro.
4. Se possível, faça um matchfunding – No matchfunding, um grande doador ou empresa dobra o valor arrecadado, o que estimula doações. Busque um parceiro que tope entrar nessa com você no Dia de Doar.
5. Não comece a campanha do zero – Sabe aquela história que “em restaurante vazio ninguém entra”? As pessoas tendem a doar mais para campanhas que já tenham algum valor arrecadado. Busque grandes doadores que façam um aporte inicial, para que você já lance a campanha com alguma arrecadação.
6. Divulgue muito! – Por mais incrível que seja a sua campanha (tenho certeza de que será!) ela não captará recursos sozinha. O seu sucesso será proporcional ao seu esforço de divulgação. Aproveite o Dia de Doar e engaje a sua rede! Não tenha medo de pedir.
Em 2019, o Dia de Doar movimentou R$3,4 milhões e alcançou 42 milhões de pessoas! Esses números são aproximadamente quatro vezes maiores que em 2016.
Sabe o que isso quer dizer? O Dia está caindo no gosto do brasileiro. Há algumas campanhas comunitárias já significativas, como o Doa Sorocaba. Em algumas cidades, inclusive, já virou data oficial!
Aproveite o Dia de Doar para fazer sua campanha! Muito boa sorte com ela! Esperamos que as dicas te ajudem 🙂
Este artigo foi escrito em parceria com a Trackmob, uma solução completa para atrair, converte e engajar doadores!