Você já inscreveu sua iniciativa em vários editais ou premiações e fica se perguntando por que ela nunca é aprovada? Mesmo que seu projeto seja muito bom, talvez a forma como você está fazendo as inscrições não seja a mais adequada. Como sócia da ponteAponte, consultoria que já realizou mais de uma centena de premiações e editais socioambientais, vou compartilhar alguns aprendizados que podem ser úteis para sua próxima inscrição, com o olhar de quem está avaliando as iniciativas inscritas.
Passo 1: Planeje-se e organize-se
- Muitos prêmios/editais são anuais. Mapeie-os com antecedência e crie um calendário com os mais relevantes para sua iniciativa. Por outro lado, há sempre novos editais sendo lançados, pesquise regularmente em diversas fontes.
- Planeje sua inscrição como um projeto, com objetivo, cronograma, plano de ação, responsáveis etc. Inscrever-se com pressa e de última hora é a certeza de que não sairá uma boa inscrição.
- Não deixe para o último dia! Inscrever-se com antecedência permite revisar com calma, fazer eventuais correções, buscar documentos necessários e, principalmente, evita perder o prazo por problemas tecnológicos. Se o edital se encerra às 23h59, não dá para reclamar que sua inscrição não foi aceita se você mandou à meia-noite.
Passo 2: Informe-se bem
- Conheça bem o edital/prêmio antes de se inscrever. Leia o regulamento e demais documentos na íntegra para saber de todos os detalhes: quem pode se inscrever, como as iniciativas serão avaliadas, quais os prazos etc. Não adianta “forçar” a inscrição de uma iniciativa que não é elegível, pois ela será desclassificada.
- Se disponível, confira quais iniciativas já foram selecionadas em edições anteriores e avalie como o seu projeto está em relação a elas.
- Pesquise as organizações realizadoras e parceiras (missão, visão, objetivos etc.). Procure usar termos em comum para criar empatia, mencione parceiros em comum e ressalte objetivos similares.
- Caso seja divulgado, procure saber quem são os jurados/avaliadores e qual o perfil deles (mas jamais entre em contato diretamente!).
Passo 3: Capriche na inscrição
- Leia todas as perguntas antes e responda o que foi perguntado em cada uma adequadamente. Não “copie e cole” a mesma resposta em duas perguntas diferentes. Avalie o que cada questão está pedindo exatamente.
- Não escreva demais e nem de menos! Seja objetivo e respeite os limites de tamanho do formulário, mas aproveite bem o espaço disponível. Dificilmente você conseguirá transmitir toda a potência do seu projeto escrevendo apenas uma ou duas linhas se você tem espaço para escrever dez ou mais linhas.
- Deixe claro o contexto de atuação da sua iniciativa e qual o problema que você está tentando resolver. Evite respostas genéricas como “a fome é um grande problema” (ou a educação ou a saúde pública etc.); em vez disso, forneça dados sobre esses problemas no seu território de atuação.
- Explique como a sua solução está resolvendo (ou pretende resolver) esse problema e por que ela é melhor do que outras iniciativas. Qual é a sua proposta única de valor, ou seja, o que diferencia a sua solução de outras?
- Quem é seu público de atuação? Lembre-se de descrevê-lo também utilizando dados demográficos (raça/cor, faixa etária, gênero, classe social etc.).
- Apresente resultados já alcançados ou previstos com dados e indicadores. Evite responder somente “a qualidade de vida das pessoas melhorou” (melhorou em que medida? Como seu projeto avalia isso?) ou “vejo o brilho nos olhos das crianças”.
- No entanto, não deixe de lado o aspecto “humano” (narrativas/depoimentos de pessoas atendidas). Balanceie objetividade com paixão/emoção no texto.
Passo 4: Revise e atualize tudo antes de enviar
- Evite erros de digitação, ortografia, gramática, coerência e coesão, que podem dificultar o entendimento dos avaliadores. Cuidado com diferenças de idioma também.
- Apresente números e datas corretos e atualizados. Se errados, podem ser eliminatórios (por exemplo, se for exigido um período mínimo de atuação da iniciativa, idade mínima ou máxima etc.).
- Os dados de contato estão certos? Colocou o DDD no telefone? O e-mail está digitado corretamente? O CPF e CNPJ estão com todos os números? A organização avaliadora precisa conseguir entrar em contato com você!
- Sempre que possível, peça para alguém revisar antes de enviar a inscrição.
Dica extra: Sempre que possível, peça para alguém revisar antes de enviar a inscrição. Você pode também contar com os recursos de Inteligência Artificial, como o Chat GPT, que estão cada vez mais sendo utilizados em todos os contextos profissionais e pessoais. Aprenda a usar essas ferramentas para que elas auxiliem a fazer sua inscrição, mas não delegue 100% o trabalho de escrever para um robô, afinal, uma máquina não conseguirá transmitir todas as nuances da sua iniciativa que só você sabe!
Passo 5: Fique de olho nas próximas fases
- Muitos prêmios/editais têm várias fases de seleção. Esteja atento(a) e prepare-se para cada uma!
- Responda prontamente às demandas solicitadas. Cheque e-mails no spam, mensagens no Whatsapp e fique de olho nos prazos e documentos necessários.
- Tenha uma pessoa responsável por acompanhar todos os passos da inscrição. Evite usar e-mails como “contato”, “adm” ou similares caso sejam acessados por mais de uma pessoa da equipe.
- Caso haja entrevista de avaliação, seja natural e honesto(a), respondendo calmamente às perguntas.
- Reinscreva-se quantas vezes for necessário se acredita que o prêmio/edital é para você. Mas saiba avaliar quando parar também.
Espero que com essas dicas você consiga aperfeiçoar ainda mais as inscrições de seu projeto e, assim, aumentar suas chances de ser selecionado(a). Mas lembre-se de que todo processo seletivo envolve dezenas, centenas ou até milhares de outras iniciativas participando. Então, caso não seja aprovado de primeira, não desanime! Siga aprimorando seu projeto e a inscrição para promover ainda mais impacto social.
Vanessa Prata é Sócia-fundadora e Diretora de comunicação da ponteAponte, consultoria em investimento social e filantropia